Programa A Guerra Contra o Câncer do Hospital Dr. Hélio Angotti. Transmissão TV Câmara Uberaba


29/5/2016 - (a 23/11) Eventos da Rede de Proteo Social











Rede de Proteção Social do Hospital Dr. Hélio Angotti


O QUE É?

Ao longo de meio século de atuação, o Hospital Dr. Helio Angotti, mantém seu esforço de guerra na luta contra o câncer salvando milhares de vidas nesse período. Centro especializado no diagnóstico e tratamento do câncer, o Hospital Dr. Helio Angotti transformou-se em um bem social a ser protegido pela sociedade civil e pelo Estado.

Atendendo indistintamente a toda a população, realiza mais de 90% desses atendimentos via S.U.S. A histórica defasagem dos valores repassados pelo S.U.S aliada ao constante encarecimento dos medicamentos e novas tecnologias de combate ao câncer, constituem hoje uma grande ameaça a todos os hospitais filantrópicos de câncer no Brasil.

Dessa forma, nasce a REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL do Hospital Dr. Helio Angotti , unindo e convergindo entidades e ações da sociedade civil em prol dos pacientes que necessitam do Hospital Dr. Helio Angotti para a continuidade de suas vidas. A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL atua com equipe própria que apóia as organizações parceiras e as diferentes formas de captação de recursos materiais, financeiros e humanos. As ações incluem campanhas de doações via CODAU (Centro Operacional de Águas de Uberaba), via CTBC ( Cia. Telefônica Brasil Central), via contas bancárias do Hospital Dr Helio Angotti e via iniciativas da sociedade visando arrecadações em Uberaba e outros municípios do País.

Rede de Proteção Social do Hospital Dr. Hélio Angotti
Geise Alvina Degraf Terra – Coordenadora
(34) 9960-8362
Sede- Rua Governador Valadares, 619 – fone (34) 3315 8851
CENTRO - Uberaba-MG
E-mail: rededeprotecao@helioangotti.com.br
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100113199
Facebook: www.facebook.com/helioangotti

 

REGIMENTO INTERNO

APRESENTAÇÃO

A Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – ACCBC adotou como uma de suas diretrizes básicas de atuação, a participação de prefeituras, empresários e voluntários na definição de suas estratégias e ações para o fortalecimento e o desenvolvimento de sua missão por meio de seu apoio em eventos de captação de recursos.
A implantação da Rede de Proteção Social do Hospital Dr. Hélio Angotti representa um avanço no processo participativo e estratégico no sentido de integrar os segmentos da sociedade na busca do atendimento aos objetivos que direcionam as ações do Hospital Dr. Helio Angotti.
Assim, utilizando esta forma de envolver a sociedade nos temas de fortalecimento da instituição, o Hospital Dr. Helio Angotti decidiu criar a Rede de Proteção Social.


CAPÍTULO I
Da Definição

Art. 1º
A Rede de Proteção Social é uma área constituída para integrar os representantes de prefeituras, de empresários, especialistas e/ou presidentes de sindicatos patronais e voluntários, visando desenvolver os setores no movimento da Responsabilidade Social com ênfase na captação de recursos causa do Hospital Dr. Helio Angotti.

CAPÍTULO II
Do Objetivo

Art. 2º
Propor e desenvolver formas de captao de recursos atravs da relao trissetorial para o Hospital Dr. Helio Angotti.

Art. 3º
Propor estudos e aes que representem as prioridades e as necessidades do Hospital Dr. Helio Angotti, visando ampliar a captao de recursos

Art. 4º
Ampliar a participao de setores representativos, organizaes, associaes e o segmento industrial, buscando consolidar e ampliar a participao da sociedade na manuteno do Hospital Dr. Helio Angotti.

CAPÍTULO III
Da Constituição

Art. 5º
A Rede de Proteo Social ser constituda por um coordenador, lderes de reas.

Art. 6º
Compete ao coordenador da Rede de Proteo Social do Hospital Dr. Helio Angotti a nomeao dos membros, que atuaro como tcnicos em captao de recursos.

Art. 7º
A Rede de Proteo Social do Hospital Dr. Helio Angotti ser composta por representantes da comunidade industrial, sindicatos patronais, entidades de classe, rgos pblicos, sociedade civil organizada, especialistas no tema em questo e voluntariado.

CAPÍTULO IV
Da Adesão à Rede de Proteção Social

Art. 8º
A adeso Rede de Proteo Social ser espontnea e mediante a assinatura de:
- Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
- Termo de Cooperação Solidária
- Termo de Convênio Social
- Plano de Ação da Comunidade
- Programas de Parceria

Parágrafo Primeiro – condio bsica para participao, o comparecimento de no mnimo 2/3 (dois teros) do total de reunies ordinrias ocorridas no ano com o objetivo de captao de recursos.

Parágrafo Segundo – A instituio que desejar desligar-se antes do fim do ano poder faz-lo a qualquer tempo, mediante prvia comunicao escrita, dirigida co Coordenador da Rede.

CAPÍTULO V
Da Competência

Art. 9º
Compete ao coordenador da Rede de Proteo Social:
- Coordenar a equipe da Rede de Proteção Social.
- Coordenar o planejamento e a execução das atividades da Rede;
- Supervisionar o fluxo de informações no âmbito da Rede;
- Coordenar a dinâmica de funcionamento, bem como agilizar sua atuação;
- Presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias;
- Conduzir as reuniões de forma a obter a participação efetiva de seus membros e a objetividades nas análises e deliberações;
- Representar a Rede em reuniões e solenidades, podendo designar outros membros para representá-lo;
- Ser porta voz ao Comitê Gestor dos problemas que afetam os diversos setores de captação de recursos;
- Transmitir ao Comitê Gestor os assuntos e deliberações da Rede;
- Elaborar a pauta das reuniões;
- Enviar relatórios mensais ao Comitê Gestor do Hospital Dr. Helio Angotti.
- Desenvolver as atividades na busca permanente do cumprimento da meta de recursos financeiros estabelecidas pelo Hospital Dr. Hélio Angotti

Art. 10º
Compete ao tcnico Relacionamento Institucional:
- Desenvolver relacionamento com as esferas municipal, estadual e federal para desenvolvimento de projetos de captação de recursos;
- Manter atualizadas as oportunidades de concorrências para captação de recursos;
- Representar a instituição nos eventos relacionados à parceria pública privada quando solicitado pela coordenação;
- Acompanhar o andamento dos projetos apresentados;
- Manter atualizadas as informações através de um Banco de Dados de oportunidades;
- Desenvolver parcerias com as instituições públicas para captação de voluntários e estagiários para participação em eventos de captação de recursos;
- Manter Banco de Dados de voluntariado e responsabilizar-se pela assinatura e guarda dos Termos de Adesão ao Serviço Voluntário assinados pelos mesmos;
- Outras atividades que estejam relacionadas às esferas públicas e a captação de recursos para a instituição aprovadas pela coordenação da Rede de Proteção Social.

Art. 11º
Compete ao tcnico Relacionamento Estratgico:
- Integrar o Hospital Dr. Hélio Angotti aos Programas de Responsabilidade Social Empresarial em Uberaba e em outras localidades;
- Desenvolver relacionamento com empresas de grande médio e pequeno porte;
- Estruturar um Banco de projetos de acordo com a demanda do Hospital Dr. Hélio Angotti para disponibilizá-los as empresas;
- Elaborar agenda de visitas e apresentação de projetos anuais às empresas para apoio e patrocínio;
- Apresentar opções de campanhas de capital junto ao Departamento de Recursos Humanos para apoio pelos colaboradores das empresas;
- Representar a Rede de Proteção Social junto às empresas e ou seus seguimentos quando solicitado pela coordenação.

Art. 12º
Compete ao tcnico Relacionamento com a Comunidade:
- Coordenar Campanhas de Capital;
- Desenvolver uma rede de voluntários (pessoas físicas e jurídicas, para realização de eventos mensais de captação de recursos em Uberaba e toda região de atuação do Hospital Dr. Hélio Angotti;
- Estruturar um Banco de Dados de Festas regionais, eventos sociais e científicos dos municípios que se relacionam com o Hospital Dr. Hélio Angotti;
- Integrar ações sociais que tenham finalidade com a causa da instituição e que tenham o objetivo de captar recursos para a instituição.

Art. 13º
Compete aos Integrantes da Rede de Proteo Social:
- Elaborar, juntamente com o coordenador o planejamento das atividades de captação de recursos.
- Participar ativamente das atividades promovidas e apoiadas pela rede;
- Sugerir novos temas para estudos e debates, incluindo pautas para as reuniões;
- Contribuir com fatos e informações úteis para o desenvolvimento da captação de recursos.
- Divulgar as ações da Rede, de interesse e repercussão na comunidade em geral;
- Desenvolver as atividades na busca permanente do cumprimento da meta de recursos financeiros estabelecidas pelo Hospital Dr. Hélio Angotti.

 

CAPÍTULO VI
Da Forma de Atuação

Art. 14º
A Rede de Proteo Social dispor sobre a ordem interna de seus trabalhos, desde que sejam observados os seguintes itens:

Parágrafo Primeiro – A Rede dever elaborar seu Plano de Trabalho, at o dia 30 de Setembro, contendo o foco e as aes previstas para o ano seguinte;

Parágrafo Segundo – A Rede contar com o apoio administrativo financeiro, oramento previsto pelo Hospital Dr. Helio Angotti, ficando a cargo do Comit Gestor a aprovao, cumprimento e o acompanhamento do mesmo.

Art. 15º
As reunies da Rede acontecero pelo menos uma vez por ms, atravs de calendrio previamente fixado, elaborado e aprovado pelos membros.

Art. 16º
A Rede poder criar grupos de discusso para o estudo de temas especficos sendo o mesmo extinto assim que finalizado o trabalho.

Art. 17º
A pauta e data das reunies devero ser comunicadas, por escrito, aos membros do Comit Gestor, com antecedncia mnima de 05 (cinco) dias.

Art. 18º
Aps a realizao de cada reunio ser elaborada ata com as deliberaes, decises e aes definidas pelos membros, possibilitando o acompanhamento dos resultados concretos obtidos pelo Comit Gestor.

Art. 19º
A critrio da coordenao da Rede de Proteo podero participar das reunies convidados externos que possam contribuir para discusso dos assuntos relacionados captao de recursos.

Art. 20º
A Rede estar ligada ao Hospital Dr. Helio Angotti, sendo subordinada ao Comit Gestor do mesmo.

CAPÍTULO VII
Das Formas de Parcerias e Captao de Recursos pelas Lideranas Comunitrias Regionais

Art. 21º
- Cadastrar-se oficialmente na Rede de Proteção Social do Hospital Dr. Hélio, nas seguintes modalidades
- Voluntário - Através da assinatura do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
- Liderança Empresarial - Através de assinatura de Termo de Convenio e ou Termo de Doação
- Liderança Comunitária Regional - Através da assinatura de Termo de Parceria Social /Plano de Trabalho Social
.

Art. 22º
- Participar do Treinamento em Liderança e empreendedorismo Social oferecido pela Rede de Proteção Social do Hospital Dr. Hélio Angotti.
- Cadastrar-se na Rede
- Estruturar um grupo de voluntários do Hospital Dr. Hélio Angotti na cidade e ou região.
- Identificar e indicar potenciais doadores.
- Elaborar com o apoio da Rede um Plano de Ação Social para cada atividade desenvolvida no município e ou região
- Responsabilizar-se pelo grupo de voluntários engajados nas atividades que envolvam o Hospital Dr. Hélio Angotti
- Prestar contas à comunidade local e ao Hospital Dr. Hélio Angotti dos recursos arrecadados
- Dar visibilidade à prestação de contas do Hospital Dr. Hélio Angotti após a aplicação dos recursos captados.
- Não receber nenhuma forma de remuneração ou benefícios por sua atuação como líder comunitário do Hospital Dr. Hélio Angotti.

Art. 23º
- A captação de recursos poderá ocorrer das seguintes formas;
- Realização de campanhas de captação de recursos via depósito em conta bancária específica do Hospital Dr. Hélio Angotti (para financiar um ou mais projetos,).
- Mobilização para doação de recursos via conta telefônica.
- Mobilização para captação de recursos humanos e materiais para realização de eventos.  
- Realização de eventos sociais que objetivem a captação de recursos como almoço beneficente, leilão, shows, palestras, etc.
- Sensibilizando as instituições públicas e privadas do município e ou região para financiamento de projetos

 

CAPÍTULO VIII
Das Disposies Gerais

Art. 24º
Caso venha ser necessrio, caber Rede a elaborao de normas complementares a este regimento.

Parágrafo Único – As normas complementares deverão ser aprovadas em reuniões dos membros do Comitê no qual estejam presentes, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos seus membros e encaminhadas para aprovação final do Comitê Gestor.

Art. 25º
Os casos omissos neste regimento serão solucionados pelo Comitê Gestor do Hospital Dr. Helio Angotti.





Hospital Dr. Hélio Angotti ® 2009. Todos os direitos reservados. | Rua Governador Valadares, 640 - Uberaba/MG - Brasil | Desenvolvido por P&A Comunicação