Novembro Azul: Hélio Angotti recebe 400 homens no primeiro dia de atendimento

Novembro Azul: Hélio Angotti recebe 400 homens no primeiro dia de atendimento

Novembro Azul é o mês especialmente dedicado à saúde dos homens e para fortalecer a campanha, que tem o objetivo de incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital Hélio Angotti, referência no tratamento de câncer na região do Triângulo Mineiro, prestará atendimento via SUS. A abertura aconteceu dia 9 e contou com a presença do secretário municipal de saúde, Iraci José de Souza Neto; do vice-presidente do hospital, Gabriel Prata Resende; o médico responsável pela radioterapia, Luiz Fernando Angotti, do superintendente do hospital, Felipe Toledo Rocha e do diretor institucional, Michel Eduardo Silva.

No último dia 10 teve início as maratonas de atendimentos e cerca de 400 homens participaram. A ação se repete nos dias 24 de novembro e no dia 1º de dezembro, segundo informa Sandra Vieira, coordenadora de campanha de prevenção. Podem realizar o exame homens acima de 45 anos, que sejam da raça negra ou possuam histórico da doença na família, maiores fatores de risco para o câncer de próstata, e qualquer homem com mais de 50 anos, que realizou o exame há mais de um ano. E quem ainda não participou, deve realizar o agendamento antecipado na unidade de saúde mais próxima e levar CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço ou título de eleitor.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e leva a óbito 20% dos pacientes. Para o médico e presidente do Hospital Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi, a detecção antecipada da doença é fundamental, já que o não tratamento da próstata pode provocar alguns efeitos colaterais como a incontinência urinária e a disfunção erétil.

O Novembro Azul é uma forma de estimular a detecção precoce do câncer de próstata contribuindo para a eficácia do tratamento e cura. A campanha também é fundamental para desmistificar a preocupação com o exame de toque, que deve ser acompanhando também do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). A recomendação é para que sejam realizados os dois exames.