Hospital Hélio Angotti de Olho na Segurança do Paciente

Gilmar Ferreira, Márcio Sudário, Rafaella Valadão, Fernando Nunes e Cássio Reis,

O hospital Hélio Angotti, em atendimento a legislação do Ministério da Saúde que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013, tem como objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. O Programa estabelece um conjunto de protocolos básicos, definidos pela Organização Mundial de Saúde-OMS.

Com a anuência da Diretoria e Gestão Clínica e sob orientação do Núcleo de Processos e Qualidade –NPQ,  do Serviço de Controle de Infecção Hospitaltar e em parceria com a Unimed Uberaba o hospital Hélio Angotti implementa o NSP-Núcleo de Segurança do Paciente. O processo foi retomado há três meses e demandou esforços que incluíram desde a revisão do Plano de Segurança do Paciente, Protocolos e treinamentos até designação de uma profissional que atenda com exclusividade as demandas do processo.

A enfermeira Rafaella Valadão, será a responsável por este trabalho e passa a ser referência do NSP no hospital. Márcio Sudário, gerente do Núcleo de Processos e Qualidade ressalta a importância do NSP na melhoria continua da qualidade assistencial. Márcio destaca ainda que a atividade do NSP comprova o compromisso da atual direção em oferecer a melhor oportunidade ao paciente.