Pesquisas Avançam no Combate ao Câncer

Pesquisas Avançam no Combate ao Câncer

“É algo esplendido nascermos de uma única célula que se desenvolve, tornando-se capaz de sorrir, chorar, andar, se multiplicar em 10 trilhões e viver em harmonia”, esta é a maneira peculiar que o médico oncologista e presidente do hospital Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi, apaixonado pela profissão, percebe o acontecimento da vida. São 45 anos no exercício da profissão e 35 de Hélio Angotti.

De acordo com o médico, o câncer é uma doença da célula que adquire mutações, que são alterações da estrutura genética -DNA. As células saudáveis têm seu processo de desenvolvimento natural e quando acontece as mutações, pode haver um crescimento desordenado produzindo os tumores. Existem três maneiras de prevenção do câncer, sendo a primária, a eliminação da causa como a abolição do cigarro, responsável por 30% dos tumores. A secundária, se faz através do diagnóstico precoce e exames como mamografia e próstata. Na fase terciária, é a tentativa de impedir o retorno do câncer para aqueles que já tiveram a doença.

O câncer no Brasil e no mundo é tratado em unidades especializadas e são em sua maioria de alto custo e o Sistema Único de Saúde -SUS, fornece alguns destes medicamentos. Muitos avanços têm sido conquistados no tratamento do câncer como os imunoterápicos, indicados para tipos específicos de câncer. De acordo com Délcio Scandiuzzi, o corpo não estranha a célula maligna e assim por sua vez, atinge a célula de defesa. Com excelentes resultados, os medicamentos imunoterápicos provocam o desbloqueio, destruindo somente as células cancerígenas.

As pesquisas neste campo são intensas e contínuas, mas nem sempre estes conhecimentos se traduzem em atividades clínicas, conforme explica o presidente do hospital. A medicina translacional é grande aliada na busca de soluções específicas para aplicação prática do conhecimento adquirido, transformando a pesquisa em práticas clínicas. Um exame ainda pouco utilizado no Brasil e de altíssimo custo é a biópsia líquida, uma forma de exame pouco invasivo, que permite analisar as características do tumor e com isso proporcionando tratamentos específicos. Isso é o que chamamos de medicina de precisão.

Segundo o médico, o hospital Hélio Angotti atua no planejamento estratégico para adequar as novas diretrizes no tratamento do câncer, desenvolvendo áreas de pesquisas com outras instituições afim de levar conhecimento à todos que dele necessitam. Para ele, é preciso empenho conjunto de todas as esferas governamentais para tratar a questão como prioridade por ser um grande problema de saúde pública mundial. Esforços concentrados com ações de políticas públicas eficientes, podem fazer frente ao desafio do combate ao câncer e proporcionar um futuro com melhor qualidade de vida para toda a sociedade.