HHA Lança Campanha de Combate ao Câncer  e Ações de Conscientização

HHA Lança Campanha de Combate ao Câncer e Ações de Conscientização

 

O hospital Hélio Angotti lançou ontem em referência ao Dia Mundial de Combate ao câncer, a campanha Eu Sou Eu Vou, organizada pela União Internacional de Controle do Câncer -UICC e no Brasil, legitimada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama -Femama, que esta á frente do projeto de Lei de iniciativa da Câmara – PLC 143/2018 que tramita no senado.

O câncer é uma das doenças que mais matam no mundo, responsável por quase 10 milhões de pessoas, que perdem a vida todo ano e segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, novos casos de câncer continuarão aumentando, apesar dos vários esforços no combate à doença. Estima-se que até 2030, o câncer deva ser a principal causa de morte, mas este número pode diminuir com a detecção da doença em sua fase inicial realizando o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A abertura da campanha Eu Sou Eu Vou, foi feita pelo presidente do Hélio Angotti, o médico Délcio Scandiuzzi, que salientou a dimensão que o câncer compreende ao redor do mundo e toda a sistemática que envolve pesquisa, novos tratamentos, tecnologia, mas nada comparado ao cuidado que o indivíduo deve ter consigo mesmo. O presidente falou das boas práticas que o hospital desenvolve direcionadas ao tratamento humanizado a todos que aqui chegam em busca de tratamento. “Este é o papel do hospital, cuidar do paciente como gostaríamos de ser cuidados”, afirma.

O hospital, ao lançar a campanha, pretende chamar à atenção para a importância do assunto, levando informação através de campanhas, palestras e ações. A prevenção pode ser feita pelo controle do peso, alimentação adequada, ausência de tabagismo e práticas esportivas, como foi mostrado na palestra do médico e responsável técnico da oncologia clínica do HHA, Rafael Scandiuzzi. Ele destaca que estas práticas podem reduzir em até 40% a incidência de câncer no mundo. Outro fator importante citado pelo médico é o diagnóstico precoce, que em estágio inicial, proporciona maiores chances de cura.

A psicóloga, Thalita Freitas abordou o valor à vida e o trabalho com pacientes em hospitais oncológicos, à relevância em receber bem o paciente, o cuidado a ele dispensado. De acordo com a psicóloga, “quanto mais o profissional souber olhar para si mesmo e reconhecer suas próprias limitações, dificuldades, habilidades e pontos positivos, mais ele terá uma real dimensão daquilo que o motiva e das coisas que impedem seu desenvolvimento”.

No final do dia, foi realizada mobilização no terminal leste -BRT- com distribuição de flayers pela responsável de campanhas da saúde, Sandra Mara. Para Sandra, a conscientização da importância de se cuidar, de buscar os meios corretos para tratamento e principalmente o diagnóstico precoce, é o grande fator para a diminuição dos crescentes números do câncer. Durante todo o mês, a fachada do Hélio Angotti, estará iluminada nas cores azul e laranja, associadas à data e serão desenvolvidas ações nas UBSs com os residentes de cirurgia oncológica do HHA, sob a coordenação do médico Luiz Carlos Furtado de Almeida Júnior.

Principais Exames e Faixa Etária

  • Câncer de Mama
    • Mamografia anual a partir dos 40 anos
  • Câncer de Próstata
    • Toque retal e PSA (1-4 anos) entre 45 – 75 anos
  • Câncer de Colo Uterino
    • Citologia oncótica 3/3 anos 21 – 29 anos e 5/5 anos 30 – 65 anos
  • Câncer Colo-retal
    • Colonoscopia aos 50 anos 10/10 anos
  • Câncer de Pulmão
    • Pacientes de alto risco >30maços/ano
    • 55 – 74 anos – tomografia de tórax de baixa dose anual