Hélio Angotti faz campanha de prevenção ao câncer em fevereiro

Hélio Angotti faz campanha de prevenção ao câncer em fevereiro

Palestra com o oncologista Rafael Scandiuzzi sobre o diagnóstico e a prevenção ao câncer abriu as atividades ontem

Ontem foi celebrado o Dia Mundial do Câncer e, além de um evento no Hospital Hélio Angotti, uma série de atividades irá acontecer durante o mês.

O Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day) é lembrado todo ano em 4 de fevereiro. A data é uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença.

Este ano, em Uberaba, a campanha, que tem o slogan “Eu Sou e Eu Vou”, foi lançada no Hospital Hélio Angotti pelo presidente da entidade Délcio Scandiuzzi. Durante o período da manhã, foram realizadas palestras com o oncologista Rafael Scandiuzzi e a psicóloga do Sesc, Thalita Freitas.

O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Responsável pelas campanhas institucionais do Hospital Hélio Angotti, Sandra Mara Vieira, lembra que a data é um evento de utilidade pública o qual visa tentar evitar as mortes por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença. Ela destacou que os exames preventivos são realizados todos os anos e não apenas nos meses específicos de campanha, por isto lembra a importância de se procurar sempre um médico.

Durante o mês de fevereiro, a fachada do hospital ganhará iluminação em azul e laranja. E funcionários do Hélio Angotti visitarão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realização de palestras e distribuição de panfletos.

O oncologista Rafael Scandiuzzi ressaltou que existem hoje em dia muitos mecanismos que possibilitam a prevenção ao câncer.

“Temos muitos mecanismos preventivos, para diminuir ao máximo a possibilidade de se ter câncer. Mas, mesmo que uma pessoa, que tome todos os cuidados, venha a desenvolver câncer, exames de rastreamento tentam detectar o tumor da forma mais inicial possível. E uma vez detectado em fase inicial as chances de cura são muito grandes. E a nossa principal arma para diminuir os casos de câncer no mundo é a prevenção”, ressaltou.

Republicado por Jornal da Manhã.

Disponível em http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,173927