Mais de 350 cirurgias de câncer foram feitas pelo SUS em 2018 na cidade

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que no ano passado, por meio do SUS, foram realizadas em Uberaba 4.915 quimioterapias.

O dia 4 de fevereiro é marcado como a data de luta mundial na prevenção ao câncer. Em Uberaba, o presidente do Hospital Hélio Angotti, o médico Délcio Scandiuzzi, lançou a campanha de 2019 que tem o slogan “Eu Sou e Eu Vou”. É uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que no ano passado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foram realizadas em Uberaba 4.915 quimioterapias. No mesmo ano, 358 cirurgias oncológicas.

Uberaba integra a rede ampliada de atenção à oncologia do estado do Minas Gerais, conforme deliberação CIB-SUS/MG 2.786, de 24 de setembro de 2018.

Os serviços são prestados de forma complementar pelas Unidades Básicas de Saúde/Unidades Especializadas e dois hospitais credenciados para atenção oncológica: o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e o Hélio Angotti.

Ainda segundo informações da SMS, o SUS repassou ao município em 2018 o total de R$12.322.100,84 para o tratamento de câncer.

Mortes. Anualmente, cerca de 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo morrem em decorrência do câncer. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) estima que, até 2030, o câncer deve ser a principal causa de morte no mundo.

Esses números poderiam ser menores se a doença fosse detectada mais cedo, de modo a permitir tratamento mais eficaz e assertivo, afirma a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Republicado por Jornal de Manhã.

Disponível em http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,173927