As contribuições da Era 4.0 na luta contra o câncer

Felipe Toledo Rocha

A todo instante surgem novas tecnologias e cada vez mais inovadoras e no campo da medicina, especialmente no caso do tratamento e na busca da cura completa e eficiente do câncer, considerado um dos maiores desafios da humanidade, as novas tecnologias já estão atuando para que a medicina tenha acesso a informações e no aumento da expectativa de vida da população ao redor do mundo.

A Indústria 4.0 e todas as suas novidades, ferramentas e estratégias, como a internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial (AI) e a Realidade Aumentada estão levando a medicina a um novo patamar, em termos de procedimentos e novas possibilidades. Hoje, alguns pontos estratégicos, que eram vistos como gargalos, principalmente nos serviços públicos de saúde, já alcançaram soluções tecnológicas e estão gerando resultados visíveis para médicos e pacientes.

A transmissão 100% digital dos dados, procedimentos realizados e dos resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de agilizar o acesso à informação, permite que o governo fiscalize online, como está sendo investido o dinheiro. Com ele, também é possível verificar, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos e o registro das visitas de agentes de saúde.

As tecnologias também estão trazendo e buscando melhorias e soluções para tratamentos, medicamentos e diagnósticos de doenças mais raras. Esse ano, por exemplo, o hospital Hélio Angotti, referência no tratamento do câncer na região do Triângulo Mineiro, contará com o aparelho de Radioterapia Clinac IX, reconhecido como um dos mais modernos do mundo. O equipamento é usado em tratamentos radioterápicos e possui novas técnicas de aplicação, como a radioterapia de intensidade modulada e a guiada por imagem, que reduzem os efeitos colaterais do tratamento de câncer e protegem os órgãos próximos, que não necessitam receber radiação.

Entre todas as novidades trazidas pela Era 4.0 sem dúvidas, uma das principais contribuições está na capacidade de armazenamento de dados, que serão analisados e entregues em tempo hábil. A medicina sempre descobre novas doenças e novidades sobre o organismo humano e essa atualização constante pode ser considerado um dos principais obstáculos para o ser humano, que armazena uma quantidade

Todas essas novidades apontam para um futuro que promete mais eficácia e certezas no combate ao câncer. Os benefícios trazidos pela Era 4.0 se apresentam como aliados do ser humano em especial, do profissional da saúde. A inteligência da máquina, sua precisão e agilidade, junto às pessoas e suas capacidades humanas, representam a estratégia mais assertiva na busca pela melhoria da qualidade de vida com diagnósticos precisos e, consequentemente, a cura para atuais e novas doenças.

*Médico gestor do Hospital Hélio Angotti