O Valor da Comunicação

Liana Marzinotto

A Comunicação tem seu papel em todo ato, do individual ao coletivo, do público ao privado

e sua evolução garante a sobrevivência e desenvolvimento da espécie Homo Sapiens

 

Derivada do Latim communicatio, a palavra comunicação em sua tradução literal significa “tornar comum”, evoluiu para “ato de repartir, dividir, distribuir”, derivado de Communis que se refere a “algo compartilhado por vários”. E é assim que a comunicação vem desempenhando seu papel desde sempre, de forma intrínseca ocupando seu lugar no mundo.

A forma de pensar, de comunicar consigo mesmo, de gestos, linguagens próprias diferentes conceitos, troca de informações, pesquisas, estudos, são incrementos que compõem o processo num movimento contínuo e dinâmico. Assim são as letras que formam palavras que formam frases que formam parágrafos que formam capítulos que se tornam Histórias.

Ao escolher jornalismo, a princípio foi pela facilidade de escrever, de pegar uma folha em branco e abastecê-la de conteúdo, formatando e gerando algo que chega aos olhos e mãos das pessoas. Mas, se tornou muito mais. Desenvolver esta atividade requer muito zelo. Como toda profissão, há diferentes profissionais e diversas áreas de atuação que o jornalismo oferece e diferentes locais a trabalhar. Conhecer a empresa/instituição onde se trabalha é fundamental para o desempenho da atividade e só vivenciando para se adquirir este conhecimento.

O hospital Hélio Angotti, onde hoje trabalho, carrega mais de meio século de História e muito se contou e muito ainda está por vir. Mas o grande desafio é salvar vidas através da comunicação. Por que é isso que acontece no campo da pesquisa, da informação, de campanhas, de busca por recursos, tecnologias, capacitação médica, tratamento humanizado…. Tudo para que a vida possa continuar tendo seu valor, seja na cura, na sobrevida ou no final dos capítulos contados por vários pacientes.

O Hospital de câncer é diferente de todos os demais, tem uma ótica própria e envolve não só o paciente, mas a família, a sociedade, a governança. Dificuldades existem, problemas são enfrentados diariamente, bem como a busca por soluções, mas o que garante que todos os colaboradores, parceiros, apoiadores, diretores e presidente, acordem todos os dias e vão oferecer o seu melhor, é a pura demonstração de que, apesar das adversidades, a vida continua a acontecer todos os dias.

*Coordenadora de Comunicação e Relacionamento do HHA