Hélio Angotti abre a 80. Semana de Enfermagem

Hélio Angotti abre a 80. Semana de Enfermagem

 

Carolina Belo, gerente de Enfermagem e o presidente do HHA, o mastologista Délcio Scandiuzzi

A 80ª Semana de Enfermagem do hospital Hélio Angotti foi aberta com a principal temática sobre “Os Desafios da Enfermagem para uma Prática com Equidade”, buscando conhecer, divulgar e disseminar experiências relacionadas ao exercício da enfermagem no âmbito da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação. Também será abordado o relacionamento do trabalho de enfermagem com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS, tendo como base “A Saúde como Direito do Cidadão e Dever do Estado”.

O presidente do hospital, o mastologista Délcio Scandiuzzi, selou a abertura falando sobre a importância de promover o evento. Ele afirma que o hospital sempre deu atenção especial para a área da enfermagem, “por que ela tem grande proximidade com os pacientes e assim, possui a capacidade de avaliar e adaptar às necessidades deles. Sem a enfermagem o trabalho não acontece”. O presidente ressalta a importância da continuidade de aprendizagem constante e ressalta: “aqui é nossa casa, é importante trabalharmos num local com qualidade e a nossa participação é que faz as coisas funcionarem como precisa ser”.

Para Maria Carolina Belo da Cunha, gerente de enfermagem, “o hospital abraçou a ideia da Associação Brasileira de Enfermagem-ABEN em alavancar ações com a temática, visando reduzir as desigualdades em todos os aspetos”. Outro ponderamento importante, de acordo com Carolina, são as práticas da saúde no âmbito religioso, dado a existência de grande diversidade religiosa entre os pacientes. Este será o tema das palestras e debate nesta quarta, seguido da mesa redonda com profissionais da enfermagem com o tema “E agora? Eu preciso ser Cuidado” e para finalizar, palestras sobre o valor da profissão.

Os colaboradores Nivaldo Juliano, Pamela Tavares, Isabel Giacometto, Ana Cristina Pereira, Valquíria Carvalho, Luciana Fernandes, Alessandra Mendes, Rariane Dagrana, Ellen Borges e Meire Faria, mostraram todo o seu talento com a exposição dos seus trabalhos manuais, como pinturas, bordados, confecção de bolos, bijuterias, mostragem de cosméticos e tratamento facial. Para presentear os colaboradores que optaram em participar com exposição de seus trabalhos, foi entregue de forma simbólica um troféu de participação.

Como surgiu a comemoração à data

No dia 12 de maio comemora-se, no mundo, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, homenageando Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data estipulada em homenagem a Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil.

Há muito tempo os enfermeiros já praticam a missão de cuidar, proteger e nutrir pessoas adoecidas, idosos e deficientes. De acordo com o Ministério da Saúde, “o processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e devem ser realizado de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem”.

 

 

Colaboradora com o troféu de participação