Hélio é Todo Alegria

Hélio é Todo Alegria

Voluntários da Alegria é um grupo independente que busca levar a arte do palhaço para públicos de hospitais, casas de apoio, orfanatos e asilos da cidade de Uberaba. O Grupo iniciou suas atividades no Hospital Hélio Angotti, há cerca de 10 anos, quando a fundadora e coordenadora do grupo, Luanda Cristina Morais, acompanhava sua avó, Edivirgens de Paula em consultas e tratamento contra o câncer. Edivirgens era recepcionada com muito cuidado pelas colaboradoras e por outros pacientes e isso despertou em Luanda a vontade de levar alegria e descontração às pessoas do hospital como forma de retribuir o carinho.

Desde então, buscou alternativas para concretizar seu interesse com o Instituto Boa Fé, que logo apoiou a ideia e a convidou para participar de um evento interno no hospital, em outubro de 2009. Entusiasmada com a significância do evento, Luanda se informou sobre outras ações semelhantes e em conjunto a alguns amigos, criou o grupo Voluntários da Alegria, inspirado na Organização Não Governamental – ONG -Doutores da Alegria, com temática lúdica, palhaços e fantasias.

O Grupo Voluntários da Alegria recebeu todo o apoio do hospital para realizarem suas atividades e hoje visitam regularmente o Hélio Angotti e outras instituições da cidade. “Nosso amor é o Hélio Angotti. As pessoas são muito acolhedoras. Alguns pacientes se tornam nossos amigos e até nos chamam para almoçar em suas casas”, diz Luanda.

As ações do grupo estão focadas em oferecer uma experiência onde as pessoas em situação de fragilidade possam interagir e descontrair, sentindo-se acolhidas em um ambiente humanizado. Hoje o possuem em sua equipe 40 pessoas e estão sempre buscando aperfeiçoamento em suas atividades, participando de oficinas e cursos, assistindo vídeos e lendo materiais referentes ao assunto.