Hélio Angotti Realiza Ação Contra o Tabagismo

Hélio Angotti Realiza Ação Contra o Tabagismo

O hospital Hélio Angotti realizou ontem ação para conscientização, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco e lançou a iniciativa de um programa voltado para os colaboradores, coordenado pelo cardiologista e coordenador do Centro de Prevenção –Cenpre, Denilton Silva Guedes Oliveira. O evento contou com a participação do Núcleo de Atenção Integral à Saúde –NAIS, Seção Saúde da Polícia Militar pertencente ao 4. Batalhão da 5. Região da PM, que realizaram a Blitz ocorrida nas dependências do hospital, com a participação da sargento Carla Paiva e a auxiliar Silva Martins e a presença do tenente Kaiton Sebastião Custódio. Compondo a equipe de trabalho do hospital, os setores da Enfermagem, Recursos Humanos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar–SCIH e Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho –SESMET.

Na abertura, o diretor executivo do HHA, Fernando Nunes, falou da importância da ação e do apoio que o hospital dispensa aos trabalhos das equipes que propagam sempre intenção em atuar em vários cenários, levando informação e cuidado. Neste sentido, o coordenador do Cenpre, o médico Denilton Guedes, falou da importância de as pessoas se conscientizarem dos malefícios do fumo, causador de várias doenças e divulgou a intenção de aplicar um Programa que atenda os colaboradores como forma de apoio para àqueles que desejam deixar de fumar.

O Programa, prevê ações múltiplas para tratar o colaborador na sua totalidade, envolvendo acompanhamento psicológico, nutricional, médico e medicamentoso. A primeira etapa é de identificação da quantidade de fumantes, depois quantos deles querem participar do programa que tem a durabilidade de seis meses. O médico Denilton Guedes, está otimista e avalia a ideia como uma forma de o hospital intervir em benefício do colaborador, que com seu trabalho, contribuiu para o bom resultado do que se propõem o Hélio Angotti, referência no tratamento do câncer no Triângulo Mineiro e região.

Dados Alarmantes do Tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença Crônica causada pela dependência à nicotina, presente nos produtos à base de tabaco que contém números alarmantes:

1 em cada 5 pessoas no mundo fumam

– O fumo mata mais de 7 milhões de pessoas/ano

– No mundo, mais de 24 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos fuma cigarros

– No mundo, 7% dos jovens fumam

– Mais de 3 milhões de pessoas morrem por ano por problemas cardiovasculares decorrentes do “Fumo Passivo”

– Os produtos derivados do Tabaco matam 6 em cada 10 consumidores

– Todos os anos, 7 milhões de mortes são causadas pelo Tabagismo

As fontes são: INCA, OMS, IBGE