Rede HCT Abre Unidade de Diagnóstico em Ituiutaba

Rede HCT Abre Unidade de Diagnóstico em Ituiutaba

           

Após um ano do primeiro contato entre a prefeitura de Ituiutaba e o hospital Hélio Angotti, foi assinado nesta quinta-feira, o convênio para a implantação da Unidade de Prevenção e Diagnóstico de Câncer com investimentos do Ministério da Saúde, da Prefeitura e do Hospital. Ituiutaba é o segundo município da região a contar com uma unidade, sendo a primeira em Araxá inaugurada em dezembro de 2017. A assinatura deste convênio com a prefeitura de Ituiutaba representa um passo decisivo para a consolidação da Rede de Hospitais de Câncer do Triângulo-Rede HCT.

Com foco em diagnóstico, o Centro de Prevenção de Saúde – Cenpre Saúde, será instalado na Unidade Mista de Saúde II, no bairro Progresso e contará com equipamentos de alta resolutividade no diagnóstico do câncer e de outras doenças. “Diariamente saem de Ituiutaba e das cidades vizinhas, centenas de pacientes e acompanhantes para a realização de procedimentos simples em Barretos, Uberlândia ou mesmo em Uberaba. Com a inauguração desta unidade aqui em Ituiutaba, muitos destes deslocamentos não serão mais necessários, pois tais procedimentos serão feitos aqui mesmo”, avaliou o prefeito, Fued Dib.

O presidente do Hélio Angotti, o mastologista Délcio Scandiuzzi, ressaltou a importância do momento, lembrando que o prefeito Fued Dib, “desde o primeiro momento em que conheceu o projeto, demostrou interesse e abraçou com relevância a ideia que resultou nesta parceria que beneficia principalmente os moradores da cidade e região vizinha que poderão usufruir deste atendimento”. De acordo com o presidente, o papel do hospital é poder disseminar não só informação, mas assistência e suporte no tratamento do câncer.

O município se comprometeu adequar o prédio para a implantação da Unidade do Cenpre Saúde com previsão de atendimento para outubro deste ano abrangendo todo o Pontal do Triângulo Mineiro. Será dado prioridade aos profissionais da cidade que possuam capacidade técnica nas especialidades necessárias. O convênio prevê ainda a realização de estudos especializados para a futura instalação de uma nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia -Unacon- para atendimento da região de Ituiutaba no Pontal do Triângulo composto pelas microrregiões de saúde de Iturama, Ituiutaba e Frutal.