Colaboradores do Hélio Angotti Participam de  Ação na Doação de Sangue

Colaboradores do Hélio Angotti Participam de Ação na Doação de Sangue

Hoje, 14 junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de sangue e várias campanhas são realizadas de conscientizar as pessoas sobre a importância desse ato que possibilita salvar milhares de vidas. Essa data foi criada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde -OMS- e o dia escolhido é uma homenagem à Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos, que nasceu em 14 de junho de 1968.

O Hélio Angotti participou junto ao Hemocentro desta ação com o encaminhamento de colaboradores para doação de sangue, uma vez que está entre as nove agências transfusionais instaladas em Uberaba e cidades vizinhas como Ibiá, Campos Altos, Sacramento, Conceição das Alagoas, Frutal, Iturama e em Araxá.

O Hemocentro Regional de Uberaba está presente em 27 municípios do Triângulo Sul, atendendo 27 instituições hospitalares e de acordo com o coordenador do Hemocentro Regional de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, são realizadas mais de 1.200 coletas de sangue e de 1.600 a 2.000 transfusões de hemocomponentes por mês na assistência hematológica e hemoterápica aos pacientes portadores de hemoglobinopatias, coagulopatias, púrpuras e talassemia.

Cada doação pode beneficiar entre 4 e 5 pessoas. Paulo Roberto afirma que o cenário de doações em Uberaba não é o ideal. Para que toda a demanda possa ser suprida, 3% da população deve doar sangue, mas apenas 1,9% realiza a ação. Ele afirma que não há como constituir sangue artificial que possa substituir o humano. “A doação é a única forma de oferecer qualidade de vida a quem necessita de transfusão e muitas vezes, de salvar pessoas.”, aponta.

Segundo Paulo Roberto, aproximadamente 80% da população possui o tipo sanguíneo O de fator RH + e o tipo A de fator RH + e por isso são os que necessitam de maior doação. “É preciso manter um estoque maior desses tipos sanguíneos para atender efetivamente essa parte da população”, afirma.

De acordo como coordenador, é preciso que autoridades locais, bem como os hospitais e as pessoas que realizam doação de sangue auxiliem na conscientização da sociedade. “Falem aos seus familiares, aos seus amigos, aos seus colegas de trabalho que eles também podem fazer parte dessa importante ação. Não sabemos se um dia nós que iremos precisar.”, finaliza Paulo.

Você também pode doar

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50kg; não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV; estar bem alimentado e descansado; esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas; se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias após a recuperação para poder doar; e apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial.

O Hemocentro Regional de Uberaba funciona de Segunda a Sexta de 7h às 11h30 e de 13h30 às 17h. Aos sábados de 7h às 11h30. Toda segunda e quarta-feira do mês o Hemocentro tem as atividades em horário estendido para atender toda a comunidade que não pode comparecer em horário comercial até às 20h. O agendamento para coleta pode ser feito pelo 155 – opção 1.