Palestra Aborda Qualidade de Vida

Palestra Aborda Qualidade de Vida

Em parceria com o Laboratório Sabin, o hospital Hélio Angotti promoveu ontem no anfiteatro, a palestra  “Trabalho, Estresse, Saúde e Qualidade de Vida” ministrada pelo biomédico Rafael Rieke Horvatich. O objetivo foi proporcionar orientações que promovam mudanças efetivas e que favoreçam o estado de saúde individual e coletivo.

O evento é uma iniciativa do programa “Sabin na Comunidade”, que realiza palestras educativas sobre diversos temas relacionados à saúde, como prevenção de DST’s e doenças crônicas, qualidade de vida, alimentação saudável e autoestima.

Durante a palestra, Rafael Horvatich falou sobre os aspectos que influenciam o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida, citando a disposição física e psicológica do indivíduo. O nível de dependência com pessoas próximas, relações sociais, o meio ambiente e os aspectos religiosos também são fatores que podem desencadear problemas.

De acordo com ele, se não houver um equilíbrio entre o trabalho e o descanso, o estresse pode ser desencadeado e o indivíduo pode deparar-se com situações preocupantes como dificuldades em desempenhar tarefas durante a jornada de trabalho levando à doenças psicológicas como depressão e desmotivação.

O biomédico alertou para os sinais e as causas do estresse e deu dicas de como superá-lo. De acordo com ele, é preciso que o indivíduo se atente a ações como  saber administrar bem o tempo, definir prioridades em seu dia-a-dia, evitar a auto cobrança, comunicar-se bem, aprender a perdoar, pensar positivo, ter momentos relaxantes, manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas, dormir bem e até buscar auxílio de psicólogo.

Ele finalizou afirmando que pode parecer difícil à princípio, executar essas ações, mas aos poucos a prática se torna habitual e a qualidade de vida aumenta significativamente. “Quando estamos felizes, prosperamos, nos tornamos saudáveis, fazemos mais amigos e o mundo fica de bem com a gente.”, concluiu.