Cresce o índice de Câncer de Cabeça e Pescoço

Cresce o índice de Câncer de Cabeça e Pescoço

Hoje, dia 27, é destinado ao Dia mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O objetivo é disseminar informações e promover educação e treinamento no diagnóstico, tratamento, resultados e pesquisa sobre este tipo de câncer.

Os cânceres de cabeça e pescoço são aqueles tumores localizados na região da boca, lábios, cavidade oral, laringe, faringe, garganta e tireoide. Dentre eles, o mais incidente é o Carcinoma Epidermoide, que é o responsável por mais de 90% dos casos. Outros tipos são Carcinoma Adenoide cístico, Carcinoma Mucoepidermoide e entre os mais raros, cita-se os sarcomas, linfomas e adenocarcinomas.

Os principais sintomas compreendem lesões com sangramento, manchas brancas na boca, dor local, sangramentos pelo nariz, dores de cabeça frequentes, dormência nos músculos da face, rouquidão, nódulos na região, mudança na voz e dificuldade para engolir.

De acordo Instituto Nacional de Câncer–Inca, esse tipo de tumor está estreitamente relacionado ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas representando 80% dos casos e às infecções pelo Papilomavírus humano – HPV- doença sexualmente transmissível, além de má higiene bucal e desnutrição.

O diagnóstico precoce garante significantes chances de cura, pois em suas fases iniciais o crescimento do tumor é habitualmente lento. Para diagnosticá-lo é preciso realizar avaliação clínica, exames de imagem e biópsia. Já o tratamento pode ser realizado através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a combinação destes.

O Inca revela em seus dados, que os tumores de cabeça e pescoço são o segundo tipo com maior incidência entre os homens e o quinto mais comum entre as mulheres. O câncer de laringe ocupa a primeira posição e representa o segundo tipo de câncer respiratório mais comum no mundo. A expectativa de registro em 2018 superou 31 mil novos casos no Brasil.