Seminário “A Flor da Pele” Traz Gigantes ao Hélio Angotti

Seminário “A Flor da Pele” Traz Gigantes ao Hélio Angotti

O Hélio Angotti promoveu ontem o seminário “Reconstruindo a Autoestima em Mulheres com Câncer de Mama”. O evento multiprofissional contou com a presença de alunos e profissionais da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e Nutrição. O objetivo foi ampliar a visão e conhecimento dos profissionais através da apresentação direcionada de temas inerentes a reconstrução da mulher na sua integralidade, demonstrando o papel essencial da multidisciplinaridade neste processo.

O seminário contou com oito palestras ministradas por renomados profissionais. O responsável pelo evento, o coordenador da Residência Médica em Mastologia e médico responsável pela Oncologia Ginecológica do Hospital Hélio Angotti, Cléber Sérgio da Silva, abordou sobre “A Situação Atual do Câncer de Mama no Brasil e Impacto na Vida Feminina”.

A psicóloga Ms. Lídia Queiroz, palestrou sobre “Aspectos Psicológicos na Mulher com Câncer de Mama. Impactos na Autoestima e na Sexualidade. Estratégias de Enfrentamento”. A enfermeira Ms. Raquel Lima Dornfeld abordou “Os Cuidados Paliativos Sendo Implementados Desde o Diagnostico: Benefícios e Indicações dos Cuidados Paliativos Junto ao Tratamento Curativo”.

O mastologista e especialista em oncoplastia, Gustavo Zucca, tratou do tema “Reconstrução Mamaria: Estado da Arte e Benefícios na Reconstrução da Autoestima”. O nutricionista criador do método “coma de tudo”, Wal Paes, apresentou o tema “Aspectos Nutricionais na Mulher com Câncer de Mama: Prevalência de Câncer em Mulheres Obesas; Ganho de Peso, Alterações de Paladar e Dificuldades Alimentares Durante Tratamento. Importância de Plano Alimentar”.

A fisioterapeuta Vitória Coelho, palestrou sobre a “Reabilitação Funcional da Mulher com Câncer de Mama: Reabilitação pós Mastectómica e pós Reconstrução”. Já o educador Octávio Barbosa, falou sobre “Atividade Física Individualizada Durante e Após Tratamento e seus Benefícios Diretos e na Autoestima?” Por fim, a a dermopigmentadora Cynthia Andrade, explanou sobre “O Papel da Dermopigmentação na Reconstrução Mamária”.

Para Cleber Sérgio, este foi um evento realizado com amor e dedicação. “Dentro de cada mulher habita uma força poderosa, um turbilhão de bons instintos, de criatividade e de paixão. Recuperar a autoestima é recuperar aquela liberdade ancestral para se sentir viva e encontrar sua posição no mundo”, afirma.

Fotos: Ari Morais.

Veja mais fotos em nosso Banco de Imagens.