Hospital Hélio Angotti Participa de Fórum Promovido pela Femama

Hospital Hélio Angotti Participa de Fórum Promovido pela Femama

Nos dias sete e oito de Novembro, foi realizado, em São Paulo, o VI Fórum de Combate ao Câncer da Mulher, promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). E o Hospital Hélio Angotti esteve presente, com a participação da coordenadora de campanhas, Sandra Mara Vieira. Durante o evento, foram discutidos vários temas, entre eles, a importância de dados em saúde para trabalhar por melhores cenários da oncologia no Brasil.

Segundo Sandra, foram destacados também temas como diagnóstico precoce e o tratamento das mulheres com câncer de mama; a Notificação Compulsória do Câncer ( lei aprovada em 2018, mas que ainda aguarda regulamentação) e as Leis dos 30 e dos 60 dias. “Estas leis são o seguinte: a Lei dos 30 dias prevê que, a partir do momento que a mulher tem suspeita pra câncer, ela tem 30 dias para receber o diagnóstico. E no caso da Lei dos 60 dias, quando o paciente recebe o diagnóstico de qualquer câncer, ele tem 60 dias para iniciar o tratamento”, explicou.

Ainda dentro da programação, foi discutida a captação de recursos para ONG´S, como está a situação do câncer no Brasil (incidência, cobertura mamográfica, etc), além da possibilidade de aprovação, por parte do Governo Federal, do teste genético via Sistema Único de Saúde. “A Femama traça, anualmente, o programa de atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano e ouve as instituições para, juntos, trabalharmos melhor. Este é um momento muito bom, porque adquirimos conhecimento, trocamos ideias e saímos abastecidos de informações que auxiliam o nosso trabalho aqui no Hospital Hélio Angotti”, finalizou Sandra.