Vem aí o Terceiro Mutirão do Novembro Azul

Vem aí o Terceiro Mutirão do Novembro Azul

No próximo sábado, dia 23, acontece o penúltimo mutirão da campanha Novembro Azul, em Uberaba. O Hospital Hélio Angotti, mais uma vez, irá concentrar os atendimentos para realização de exames de sangue (PSA) e toque retal. Os agendamentos continuam sendo feitos em qualquer unidade de saúde da cidade.
Até o momento, cerca de 850 homens já participaram da ação, sendo que deste total, 29 apresentaram algum tipo de alteração nos exames e já foram encaminhados para consultas e análises complementares.
De acordo com o médico Luciano Cartafina, o Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida pelo tecido prostático que pode ser detectada no exame de sangue e permite avaliar as alterações da próstata. “Caso haja alteração na quantidade da proteína, encaminhamos o paciente para novos consulta e exames. Caso contrário, basta retornar no próximo ano para os procedimentos de rotina”, afirma.
Cartafina ainda acrescenta que, o exame de toque retal é indolor, dura de três a quatro segundos, serve para detectar a hiperplasia benigna da próstata (aumento natural da próstata) e o câncer em si. “Com o toque, pequenos tumores podem ser percebidos e, muitas vezes, não são detectados pelos níveis do PSA. Com a realização dos dois, cerca de 90% dos casos de câncer podem ser detectados, por isso a importância de realizarem os exames”, finaliza.