Jornal de Uberaba: Amanhã tem o 3º Mutirão do exame de próstata do Hélio Angotti

Amanhã, acontece o penúltimo mutirão da campanha Novembro Azul. O hospital Hélio Angotti, mais uma vez, irá concentrar os atendimentos para realização de exames de sangue (PSA) e toque retal, a partir das 7h. Os agendamentos continuam sendo feitos previamente e em qualquer unidade de saúde da cidade.

Até o momento, cerca de 850 homens já participaram da ação, sendo que deste total, 29 apresentaram algum tipo de alteração nos exames e já foram encaminhados para consultas e análises complementares.

De acordo com o urologista Luciano Cartafina, o Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida pelo tecido prostático que pode ser detectada no exame de sangue e permite avaliar as alterações da próstata. “Caso haja alteração na quantidade da proteína, encaminhamos o paciente para novos consulta e exames. Caso contrário, basta retornar no próximo ano para os procedimentos de rotina”, afirma.

Cartafina ainda acrescenta que, o exame de toque retal é indolor, dura de três a quatro segundos, serve para detectar a hiperplasia benigna da próstata (aumento natural da próstata) e o câncer em si. “Com o toque, pequenos tumores podem ser percebidos e, muitas vezes, não são detectados pelos níveis do PSA. Com a realização dos dois, cerca de 90% dos casos de câncer podem ser detectados, por isso a importância de realizarem os exames”, finaliza.

 

Hélio Angotti participa de campanha nacional de combate ao câncer

No domingo (24), acontece em todo o Brasil, de 15h às 19h, a campanha de prevenção e combate ao câncer “Troque o Medo por Esperança”, promovida pela SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Em Uberaba o Hélio Angotti será o responsável por oferecer diversos serviços preventivos e informativos para a população.

As ações acontecerão na praça Pôr do Sol, no bairro Olinda, como equipe especializada irá promover avaliações de pele, lesões na boca. A coleta de Papanicolau acontece em mulheres que tenham feito o exame há mais de um ano e tenham acima de 25 anos. Além disso, serão oferecidas orientações sobre prevenção com nutricionista e assistente social abordarão os direitos dos pacientes de câncer.

Para o médico Luiz Carlos Furtado e um dos coordenadores da Ação Nacional, “toda forma de divulgação e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce deve ser praticada, pois o câncer é uma doença que pode ser tratada com eficiência quando em fase inicial.”

A coordenadora de campanhas Sandra Mara, explica que para participar basta comparecer ao local, levando documentos pessoais, fazer o cadastro, retirar a senha e aguardar o atendimento. O câncer é a segunda causa de morte dos brasileiros, por isso é preciso saber evitar, prevenir e detectar a doença, finaliza.

Link para a matéria: https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/4657/amanha-tem-o-3o-mutirao-do-exame-de-prostata-do-helio-angotti