MAMOGRAFIA É FUNDAMENTAL PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE DO CÂNCER DE MAMA

MAMOGRAFIA É FUNDAMENTAL PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE DO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e é, também, o que mais mata as pessoas do sexo feminino, entre todos os tipos de cânceres. Pesquisas apontam que o diagnóstico precoce pode levar a 95% as chances de cura da doença e que a realização de mamografia é o método mais eficaz para diminuição da mortalidade.

Informações do Ministério da Saúde dão conta que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) deve ser realizada por mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo de até dois anos. Mas todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é normal ou não em suas mamas.

De acordo com a médica radiologista, especialista em Imagem da Mama, Luciana Barbosa, no Hospital Hélio Angotti são realizadas, em média, 800 mamografias/mês. Todos os exames são acompanhados por médicos especialistas que avaliam os resultados e prescrevem os melhores tratamentos, de acordo com cada diagnóstico.

Equipamentos de ponta como o mamógrafo digital de última geração, disponível no Hélio Angotti, garantem uma imagem de qualidade, auxiliando na efetividade dos exames. Ainda segundo Luciana, para realizar mamografia gratuitamente no HHA, é preciso que a paciente traga um encaminhamento de uma Unidade de Saúde e agende o exame pessoalmente no hospital. “O resultado é liberado em aproximadamente 15 dias e analisado por um dos nossos especialistas, que guiará os próximos passos da paciente”, afirma.