MESMO COM NOVO DECRETO, MEDIDAS ADOTADAS PELO HÉLIO ANGOTTI SÃO MANTIDAS

Na manhã desta segunda-feira, 25, os integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Hospital Hélio Angotti, se reuniram para reforçar as diretrizes para manejo de pacientes com suspeita de Covid-19. Mesmo com novo decreto municipal publicado hoje (5555/2020) o hospital mantém todas as medidas de segurança.

A gerente de Enfermagem, Maria Carolina Belo, reforçou que, apesar de não sermos referência no atendimento a pacientes de Covid, os pacientes oncológicos podem ter sintomas que se parecem com o do novo vírus. “Por isso é tão importante reforçarmos os procedimentos a fim de preservar a saúde de nossos colaboradores e de nossos pacientes que são imunossuprimidos”, esclareceu a gerente.

Estão mantidas as triagens, tanto na recepção, quanto via telefone (no caso de pacientes dos ambulatórios), onde os pacientes são questionados sobre sintomas gripais. “Em caso de algum sintoma, são repassadas todas as orientações essenciais e o atendimento em questão é reagendado”, explica Maria Carolina. “Mas é importante frisar que, todos os nossos pacientes, tem portas abertas em nosso pronto-atendimento, 24h. Ele não ficará sem ser atendido mas, em caso de suspeita de Covid-19, com sintomas graves, ele será isolado até ser transferido a um serviço específico sinalizado pela Secretaria Municipal de Saúde”, complementou.

Na ocasião, foram repassadas, também, informações relacionadas a EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual, de uso obrigatório no interior da instituição em cada departamento, pela responsável pelo setor de Segurança do Trabalho, Iris Roncolato, as orientações sobre higienização e condutas internas que evitam a propagação do vírus e reforçam nosso cuidado com nossos colaboradores e pacientes, por Gilmar Ferreira, enfermeiro responsável técnico pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (SCIRAS) e condutas internas relacionadas. Já a gerente de Recursos Humanos, Emília Lilian Alves, repassou aos gerentes as diretrizes relacionadas às questões trabalhistas neste período.

Também foi reforçado que, continuam suspensas as visitas e o trabalho voluntário interno. “Os pacientes internados tem direito a um (01) acompanhante, assim como os que vão se consultar no ambulatório. E na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) é permitida a entrada de uma pessoa, das 14h às 14h30, para receber atualização de estado de saúde do paciente”, finalizou Maria Carolina.