RISCO DE QUEDA É GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE

RISCO DE QUEDA É GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE

As quedas podem oferecer um grande risco para a saúde. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24 de junho), com o objetivo de reforçar a importância de um ambiente seguro para evitar quedas, principalmente de idosos.

A queda é problema frequente e pode acontecer devido a fatores relacionados ao estado de saúde da pessoa, entre eles, o uso de medicamentos, distúrbios de locomoção, falta de equilíbrio, fraqueza muscular e sedentarismo.

Uma das atividades do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Hélio Angotti é reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente. Várias medidas são tomadas junto ao paciente, acompanhante e a equipe assistencial, desde a entrada do paciente no hospital, entre elas, avaliar o risco de o paciente sofrer quedas; assegurar ao paciente um cuidado multiprofissional em um ambiente seguro e conscientizar paciente, familiares e profissionais quanto ao risco de quedas.

Outros cuidados essenciais são: a adoção de pisos antiderrapantes, instalação de barras de apoio no banheiro e no chuveiro, mobiliário e iluminação adequados, corredores livres de obstáculos, uso de vestuário e calçados adequados e manutenção de grades no leito, os quais são objetos de auditoria da Gerência de Processos e Núcleo de Segurança do Paciente a fim de reduzir possíveis riscos.

Para que a segurança do paciente e acompanhante seja garantida, é importante que ambos participem e colaborem na prevenção de queda. Algumas dicas são essenciais:

– peça os materiais informativos sobre prevenção do risco de queda de paciente;
– observe se a avaliação do risco de quedas foi realizada na sua admissão e se é repetida diariamente;
– se perceber que existe risco, verifique se há alguma sinalização indicando que você é suscetível de sofrer quedas;
– siga as devidas orientações para prevenção do risco de queda de paciente.