MÉDICO CONCLUI RESIDÊNCIA EM MASTOLOGIA NO HHA

MÉDICO CONCLUI RESIDÊNCIA EM MASTOLOGIA NO HHA

Rafael Garcia recebeu certificado de conclusão nesta quinta-feira

Mais um profissional concluiu o programa de Residência Médica em Mastologia no Hospital Hélio Angotti, em Uberaba. O médico ginecologista e obstetra, Rafael Garcia, recebeu, nesta quinta-feira, 02, o certificado de conclusão deste programa que tem duração de dois anos e há quatro anos é oferecido pela instituição.
Segundo o coordenador de Residência Médica do HHA, o mastologista Cléber Sérgio da Silva, os participantes do programa passam por todas as etapas que são determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). “Este é um programa aberto a médicos com formação em ginecologia ou cirurgia geral. E este profissional passa por diversas áreas como oncologia clínica, radiologia, ambulatório, enfermaria e centro cirúrgico”, explica o coordenador.
Cleber ainda acrescenta que o preconizado pela SBM é que o residente faça, durante todo o período do programa, em torno de 90 cirurgias. E Rafael concluiu com quase 300 procedimentos e experiência em oncoplástica e reconstrução. “Ficamos muito felizes pelo médico de qualidade que Rafael é, tanto que, ele veio fazer parte do nosso corpo clínico, para somar ao nosso propósito de, além de prestar assistência, oferecermos a formação técnica e humana dos profissionais”, finalizou o coordenador.
Rafael Garcia fez questão de frisar que a oportunidade de estar nesses dois últimos anos complementando a formação de ginecologista dentro da área de Mastologia no Hospital Hélio Angotti foi de grande crescimento pessoal e profissional. “O tratamento oncológico é difícil para o paciente e para o médico, mas a oportunidade de termos à mão excelentes recursos para auxiliar essas mulheres no tratamento do câncer, e também na reconstrução mamária, traz a recompensa diária que nos move para estar ali no dia seguinte”, disse ele.
O médico afirmou ainda que foi um período desafiador em muitos aspectos. “A equipe multiprofissional do hospital, desde o corpo clínico até a equipe de cuidados, limpeza, manutenção, voluntários, apesar das dificuldades diárias, fazem sempre o seu melhor. E isso quebra barreiras. Estivemos e estaremos sempre querendo fazer a diferença. Aos que não conhecem de perto o trabalho ali desenvolvido, valorize o que temos aqui na nossa cidade. Oncologia não é fácil manter: toda contribuição é válida para manter esse desafio de melhorar cada dia um pouco”.
Para finalizar, o médico agradeceu aos pacientes por ele tratados neste período da residência, aos colaboradores que conviveu e à instituição Hélio Angotti, “pela ideia e persistência em construir, ousar, mudar e fortalecer um setor de residência médica em Mastologia”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, existem pouco mais de 60 programas de residência no País. Participaram da entrega do certificado, além do coordenador do Programa de Residência, o diretor executivo do Hélio Angotti, Fernando Fernandes.