CAMPANHAS EDUCATIVAS AINDA SÃO IMPORTANTE ARMA CONTRA O CÂNCER

CAMPANHAS EDUCATIVAS AINDA SÃO IMPORTANTE ARMA CONTRA O CÂNCER

Hospital Hélio Angotti realizou mais de 3500 atendimentos em campanhas ano passado

As campanhas educativas de prevenção ao câncer, ainda tão presentes em tempos atuais, não são uma iniciativa nova no combate à doença. O Hospital Hélio Angotti de Uberaba, por exemplo, já realizava suas campanhas de conscientização antes mesmo da inauguração da instituição que se tornaria uma das mais importantes no combate ao câncer do Brasil Central. As reuniões, em sua grande maioria, realizadas na Associação Comercial, reuniam a sociedade em torno dessa causa e provocava grande mobilização, como podemos constatar nos arquivos sobre a história da cidade.
Sessenta anos depois, o Hélio Angotti mantém este trabalho que é apontado como uma das principais armas de conscientização, sempre apoiadas nos pilares da prevenção e de hábitos de vida saudáveis. Segundo a coordenadora de campanhas do HHA, Sandra Mara Vieira, as campanhas de prevenção “visam propiciar, à população atendida, o aumento do diagnóstico precoce, com estadiamento (processo para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa) em fase inicial da doença, aumentando a possibilidade de cura e melhorando significativamente a qualidade de vida”.
Sandra acrescenta que as campanhas desenvolvidas pelo Hélio Angotti costumam priorizar a demanda levando-se em conta os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), considerando as maiores prevalências e o perfil epidemiológico do município a ser atendido. “Atendemos a pedidos dos 60 municípios de nossa área de cobertura nas macrorregiões Triângulo Sul e Noroeste, sempre priorizando aquelas localidades onde há dificuldades de acesso ao diagnóstico precoce”, complementa. As solicitações de campanha também podem vir de parceiros do hospital como Sindicato Rural, ABCZ, Emater, Cohagra, entre outros, sempre com aval e apoio do gestor SUS local.
Em 2019 foram realizadas 10 campanhas com um total de 3.542 atendimentos. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19 não houve calendário de campanhas in loco, ficando as informações sobre conscientização e importância do diagnóstico, restritas aos canais de comunicação do Hélio Angotti, como site (www.helioangotti.com.br) e redes sociais.
*04 de agosto comemora-se o Dia da Campanha Educativa de Enfrentamento ao Câncer