NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DESENVOLVE AÇÕES NO HHA

Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, a SOBRASP – Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente instituiu o seguinte tema do Dia Mundial do Paciente: “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”. Seguindo a mesma linha, nosso Núcleo de Segurança do Paciente estabeleceu algumas ações para serem desenvolvidas até a próxima quinta-feira (17).
Segundo a enfermeira Rafaella Valadão, responsável pelo Núcleo, a ideia neste ano foi levantar um momento de reflexão em todas as pessoas envolvidas com a segurança do paciente: colaboradores, familiares e o próprio paciente. Para isso, foi disponibilizada uma urna, no primeiro andar, ao lado do relógio de ponto, com um formulário a ser preenchido pelos colaboradores, respondendo à pergunta: O que você está fazendo para colaborar com a segurança dos pacientes?
Além disso, na recepção, a partir de hoje, colaboradores, pacientes e acompanhantes, podem conferir em vídeos, os pilares que são trabalhados nas instituições e no HHA, inclusive, no que se refere à Segurança do Paciente.
Já no dia 17, haverá um encontro virtual, mediado por Rafaella e que contará com a presença de Cláudio Arantes, médico especialista em Anestesiologista (SBA/MEC) e pós-graduando em Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente no Hospital Israelita Albert Einstein.
Além dele, participarão também deste momento, a gerente de Recursos Humanos do HHA, psicóloga Emília Lilian, o enfermeiro responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), Gilmar Ferreira e a fisioterapeuta responsável técnica do HHA, Roberta Moraes.
A transmissão desse evento será pelo Google Meet, dia 17, às 18h. As fichas de inscrições estão sendo preenchidas previamente no Setor de Segurança do Paciente, os interessados podem entrar em contato.

ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES A SEREM DESTACADAS
A celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir de 2019, firmando o reconhecimento da segurança do paciente como uma prioridade global de saúde.
Nos últimos 20 anos, estudos em diferentes países têm mostrado que:
– os danos causados aos pacientes por eventos adversos constituem, provavelmente, uma das 10 principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo;
– as mortes e danos são, na maioria das vezes, evitáveis;
– os estudos mostram frequentemente que cerca de um em cada 10 pacientes hospitalizados sofre dano associado aos cuidados à saúde, e que, pelo menos, 50% poderiam ser evitados;
– na atenção primária e ambulatorial, quatro em cada 10 pacientes sofrem danos.
A segurança dos trabalhadores da saúde como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 ganha um significado que extrapola o cenário atual da pandemia, pois direciona a atenção para os desafios que esses trabalhadores enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais.