DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO

DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO

Hospital Hélio Angotti reforça orientações junto às equipes multiprofissionais

Pessoas acamadas ou com a mobilidade reduzida, que permanecem muito tempo na mesma posição, são suscetíveis a ter lesões por pressão, também conhecidas por escaras. Essas lesões aparecem por conta da pressão constante de algumas partes do corpo com a superfície que a pessoa está (por exemplo leitos hospitalares, cadeiras de rodas, etc). E essas feridas podem ser tanto superficiais, quanto mais profundas chegando, inclusive, a comprometer músculos, ossos e até órgãos, se não tratadas corretamente.

Algumas regiões do corpo costumam ser mais comprometidas, como:
– Região sacral (acima do cóccix)
– Trocânteres (parte superior e lateral do fêmur)
– Maléolos (osso lateral dos pés)
– Calcanhares (devido ao constante contato com a cama)

Assim como em outras áreas relacionadas à saúde, aqui também entram fatores importantes: prevenção e conhecimento! No próximo sábado (21), comemora-se o Dia Mundial da Prevenção das Lesões por Pressão. E no Hospital Hélio Angotti, toda a equipe multiprofissional está passando por um treinamento interno. As enfermeiras Ellen Borges e Rafaella Valadão, respectivamente membro do núcleo de Educação Permanente e responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital, estão se reunindo, desde a última segunda-feira, com os profissionais, levando uma maquete que mostra os diferentes tipos e estágios das lesões por pressão e, também, orientações de como evitar e/ou tratar estas lesões.

“Alguns fatores tornam os pacientes mais propensos a desenvolver as lesões por pressão, como por exemplo, desequilíbrio nutricional, pele úmida por muito tempo, paciente restrito ao leito e com internação por tempo prolongado”, afirma Rafaella. E para prevenir as lesões, alguns passos importantes devem serem seguidos. Um deles é a boa hidratação da pele. “Recebemos diversos kits da nossa grande parceira, a Vencer (Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba), com hidratantes específicos para serem usados em nossos pacientes e estamos deixando com nossas equipes em cada unidade de internação que temos em nosso hospital”, explica Ellen Borges.

Além da hidratação, existem diversos passos para prevenir e tratar as lesões, como mudar periodicamente (a cada duas horas) a posição do paciente, orientá-lo sobre a importância disso e repassar os cuidados também aos familiares.