CONHECENDO O SERVIÇO DE FARMÁCIA DO HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI

O serviço de farmácia de um hospital é responsável pela gestão do estoque de materiais e medicamentos bem como sua compra, aquisição, recebimento, armazenamento e dispensação para os pacientes internados ou que fazem uso domiciliar de medicamentos.

O serviço de farmácia do Hospital Hélio Angotti funciona 24 horas e conta atualmente com sete farmacêuticos e 15 profissionais de nível técnico, sendo eles auxiliares e técnicos de farmácia.

Esse departamento é formado pela farmácia central, e conta ainda com três farmácias satélites sendo elas: farmácia satélite do centro cirúrgico (1º andar), farmácia clínica da oncologia (3º andar) e farmácia da central de diluição de antineoplásicos (localizada junto a farmácia central no térreo). E ainda possuímos a central de abastecimento farmacêutico (CAF) e almoxarifado.

O serviço de farmácia é responsável também pela dispensação de germicidas e saneantes utilizados pela hotelaria hospitalar para a desinfecção de superfícies.

A farmácia central tem como objetivo principal o fornecimento de materiais e medicamentos aos pacientes internados e que são atendidos diariamente no pronto atendimento. A farmácia satélite do centro cirúrgico é responsável pela montagem de kits para as cirurgias de acordo com o mapa cirúrgico disponibilizado diariamente. A farmácia clínica oncológica é responsável pela dispensação de hormônios para os pacientes que fazem uso domiciliar desses medicamentos e para os pacientes que recebem a aplicação no ambulatório de quimioterapia. Já a farmácia da central de diluição de antineoplásicos tem a função de manipular a quimioterapia para os pacientes internados e ambulatoriais diariamente. E, por fim, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), é responsável pelo armazenamento de materiais e medicamentos e abastecimento das farmácias central e satélites.

O profissional farmacêutico junto com a equipe multidisciplinar faz parte das várias comissões presentes em um hospital como, por exemplo, a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), Equipe Multidisciplinar de Terapia Antineoplásica (EMTA), Equipe multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) entre outros.