JORNAL DA MANHÃ: Uberaba vai receber 12 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus neste sábado

 

O grupo de pacientes vindos da capital do Amazonas será acolhido no Hospital Regional (Foto/Arquivo JM)

 

Com esgotamento da rede hospitalar em Manaus, 12 pacientes com Covid-19 serão encaminhados da capital do Amazonas para tratamento em Uberaba. A transferência deverá acontecer por transporte aéreo na tarde deste sábado (23), mas o horário de chegada ainda não estava definido.

ALTERNATIVA |  Uberaba em todas: vai receber pacientes de Covid vindos de Manaus

FALANDO SÉRIO | Cirurgias eletivas são novamente suspensas com a vinda de amazonenses a Uberaba

O grupo de pacientes vindo de Manaus será acolhido no Hospital Regional, que voltará a ser exclusivamente para o atendimento de casos de Covid-19 para diminuir o risco de transmissão do vírus a pessoas não contaminadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, os pacientes hoje internados no HR por outras enfermidades serão remanejadas para os demais hospitais conveniados ao SUS em Uberaba, inclusive para os hospitais Mário Palmério e Hélio Angotti. Ainda não estava definido quantas vagas seriam necessárias em cada unidade hospitalar.

No início desta noite (22), a equipe da central de regulação também discutia a possibilidade de transferir pacientes em melhores condições para finalizar o tratamento nas cidades de origem.

A remoção dos pacientes que não sejam casos de Covid-19 do Hospital Regional para as outras unidades deve acontecer na manhã deste sábado (23), deixando a estrutura pronta para receber no período da tarde as pessoas transferidas de Manaus.

Uberaba registra 139 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 h

Elisa pede parecer ao Legislativo antes de decidir sobre vinda dos pacientes de Manaus; 10 vereadores foram favoráveis, 4 foram contra, 6 não opinaram e um se absteve

O pedido de liberação de leitos em Uberaba para atendimento aos pacientes do Amazonas foi feito pelo Ministério da Saúde ao Governo de Minas, que encaminhou a solicitação à prefeita Elisa Araújo nesta manhã (22).

Uma reunião de emergência foi convocada pelo comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus para tratar o assunto. Em seguida, a situação também foi discutida com os vereadores e o Executivo pediu um posicionamento da Câmara de Uberaba antes de uma deliberação final.

Ao longo da reunião, os vereadores fizeram diversos questionamentos sobre a condição clínica dos pacientes, transporte e capacidade de atendimento. Um dos entraves apresentados foi o risco de contágio com a nova cepa do vírus em Uberaba. Os integrantes do comitê posicionaram que pacientes oriundos de Manaus serão testados e isolados para evitar disseminação.

A questão gerou divergência entre os parlamentares, porém 10 se declararam favoráveis à transferência dos pacientes e seis manifestaram que seguiriam o parecer do comitê técnico. Quatro foram contra a transferência e houve uma abstenção.

Inicialmente, foram requisitadas vagas para tratamento de 18 pessoas. No entanto, a decisão final da equipe técnica foi receber apenas 12 pacientes, pois existe uma ala específica no HR com 12 leitos separados.

Em contrapartida, o Estado acatou pedido para habilitação imediata de mais 20 leitos de UTI Covid em Uberaba e a revisão da quantidade de vacinas para o município, tendo em vista a necessidade de adequação nos números atuais de cidadãos institucionalizados.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Link para a matéria: https://jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%C3%8DTICA,207706