JORNAL DA MANHÃ: Para atender pacientes de Manaus, 38 internados no Regional são transferidos

Ambulâncias do Samu e dos Bombeiros foram mobilizadas para a transferências dos doentes sem Covid para outros hospitais

Para receber 12 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus, 38 pessoas internadas no Hospital Regional foram removidas, ontem, para outras unidades hospitalares conveniadas aos SUS. O transporte foi feito pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Os 38 pacientes removidos do HR são pessoas que estavam internadas por outras enfermidades. Três estavam na UTI e o restante, na enfermaria. Eles foram retirados do local para evitar o risco de transmissão do vírus. As pessoas foram remanejadas para leitos disponíveis nos hospitais Hélio Angotti, Mário Palmério e Beneficência Portuguesa.

O grupo de pacientes vindo de Manaus será acolhido no Hospital Regional, que voltará a ser exclusivamente para o atendimento de casos de Covid-19 para diminuir o risco de transmissão do vírus a pessoas não contaminadas. O transporte para Uberaba seria feito em avião das Forças Armadas. O voo estava previsto para sair da capital amazonense na noite de ontem, chegando a Uberaba no início da madrugada deste domingo (24). A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, juntamente com a Regulação de Uberaba e de Manaus, está alinhando as coordenadas para a recepção dos pacientes em solo uberabense.

O Samu também estará envolvido nesse processo, mas será responsável pela triagem dos pacientes em solo. A expectativa é que esses pacientes sejam transferidos por quatro ou cinco ambulâncias e recebidos por equipes do HR já preparadas.

Devido à possibilidade de os 12 pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus chegarem com uma nova cepa do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde informou que eles ficarão em ala totalmente isolada do restante do HR. Além disso, o Estado fará um sequenciamento genético do vírus para confirmação.

De forma preliminar, a Secretaria de Estado de Saúde informou que os 12 pacientes seriam para enfermaria. No entanto, por precaução, a Prefeitura trabalha com a hipótese de chegada desses pacientes em estado mais grave.

Interrupção. Com a adaptação da rede hospitalar para receber os pacientes do Amazonas, a Prefeitura formalizou na última edição do Porta-Voz a suspensão temporária por 15 dias de todos os procedimentos eletivos no Município. A medida foi tomada para liberar leitos em caso de necessidade de atendimento de outras urgências nos hospitais.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Link para a matéria: https://jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%C3%8DTICA,207747