QUAL A REFLEXÃO PARA O DIA MUNDIAL DO CÂNCER?

QUAL A REFLEXÃO PARA O DIA MUNDIAL DO CÂNCER?

Presidente do Hospital Hélio Angotti destaca os avanços no combate ao câncer

O dia 04 de fevereiro é lembrado como o DIA MUNDIAL DO CÂNCER. Em 2021, O movimento global União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) lançou o “Desafio dos 21 dias” que faz parte de uma campanha iniciada em 2019, com o título “Eu sou, eu vou: juntos, todas as nossas ações são importantes”. A campanha estimula iniciativas que diminuam os índices de câncer no mundo.

Em Uberaba, o presidente do Hospital Hélio Angotti, médico mastologista Dr. Delcio Scandiuzzi, aproveitou a data para destacar fatores imprescindíveis para a redução dos casos de câncer. “Sabemos que para prevenir a Covid-19 precisamos higienizar as mãos, manter distanciamento social e usar máscara. Com o câncer, não é diferente. Nós sabemos o que precisa ser feito. Cerca de 30% ou mais dos casos da doença são causados por fatores ambientais, o que nos leva a refletir sobre uma mudança de hábitos urgente”, destacou ele. Entre essas mudanças, o médico apontou hábitos mais saudáveis de vida como a reduzir a ingestão de álcool, evitar o tabagismo, controlar a alimentação e o peso corporal, incluir atividades físicas ao cotidiano, entre outros aspectos que, aliados aos exames de prevenção para um diagnóstico cada vez mais precoce, contribuirão para a queda nos registros de câncer.

O presidente fez questão ainda de ressaltar aspectos que devem ser comemorados no que se refere ao combate ao câncer, doença que continua sendo um dos mais graves problemas de saúde do século, com incidência aumentada em vários países. “O câncer é universal. Ele não escolhe raça, classe social, faixa etária. Mas não podemos deixar de destacar os avanços que obtivemos nas últimas décadas nesta luta contra ele como a existência de equipamentos de última geração em Radioterapia, inclusive disponíveis no Hospital Hélio Angotti, que permitem tratamento mais eficaz e menos agressivo ao paciente. E a utilização dos chamados “medicamentos alvo” que atuam diretamente nas células cancerígenas, diretamente no tumor a ser tratado. No Hélio Angotti, nossos pacientes também são encaminhados para testagens genéticas que dão a possibilidade de escolha desses medicamentos alvos, para cada tipo de tumor, para cada tipo de tratamento a ser seguido”, acrescentou.

Em tempos de pandemia, nunca se falou tanto sobre nossa imunidade. Dr. Delcio citou também o uso da imunoterapia no tratamento do câncer. Ele explicou que “são medicamentos que fazem com que o nosso sistema de defesa fique mais ativo, atacando as células malignas, não deixando o câncer ludibriar nosso sistema imunológico”.

Para finalizar, ele deixou um alerta: “assim como para não termos Covid precisamos nos precaver, o mesmo vale para o câncer, pois no que se refere à doença, o melhor é sempre não tê-la!”.