JORNAL DA MANHÃ: Mais de 2 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid em Uberaba no fim de semana

Ao todo, 2.072 pessoas foram vacinadas neste fim de semana em Uberaba (Foto: André Santos/PMU)

Prometendo alavancar o número de imunizados na cidade, Uberaba registrou 2.072 pessoas vacinadas neste final de semana, totalizando 5.299 imunizados com a 1° dose. A operação contou com dois pontos de vacinação: no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura e no Praça Uberaba Shopping. A aplicação das vacinas ocorreu por meio de drive thru. Vale ressaltar que neste primeiro momento apenas os grupos prioritários, como os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 foram vacinados. Até o momento, 67% dos profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus foram vacinados.

Das 3.645 pessoas aguardadas neste final de semana, 2.072 foram vacinadas. “Montamos uma estrutura que estava preparada para atender a todo esse público que foi convidado, mas infelizmente nem todos atenderam a esse chamado”, enfatizou a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado. Para aqueles que não compareceram, a vacinação acontecerá na segunda (8) no Praça Uberaba Shopping.

A Prefeitura informou que fará um levantamento e as pessoas que estiverem demorando a procurar o posto de vacinação perderão a sua vez, sendo substituídas pelos demais profissionais de saúde que estão aguardando pela chance de serem vacinados. Ainda segundo a administração municipal, pessoas que não tem interesse em se vacinar, mas que estejam listadas pelo local de trabalho devem informar o desejo aos superiores, para que outros profissionais possam ser contemplados.

A vacinação no sábado foi comemorada pela administração municipal, uma vez que a expectativa havia sido superada ainda na parte da manhã, quando 595 pessoas já haviam sido imunizadas. Com os números positivos, os 273 profissionais da equipe do Hospital São Marcos, que estavam previstos para serem vacinados no início da semana, foram autorizados a se adiantar e se imunizar no fim de semana. Vale ressaltar que, a estrutura montada está atendendo tanto as pessoas que veem em seus veículos, quanto às que chegam a pé.

Nesta segunda-feira (8) será dada continuidade à vacinação das pessoas agendadas para tomarem a 2° dose. Serão vacinados 108 profissionais do Hospital da Criança, 70 da UPA São Benedito e 68 da UPA do Mirante. Os demais profissionais que precisam tomar a 2ª dose da vacina serão informados para procurar o posto do drive.

FORÇA-TAREFA

Para a realização desse novo modelo de vacinação, adotado neste final de semana, foi montada uma verdadeira força-tarefa envolvendo diversas secretarias e instituições. Foram mobilizados 51 agentes comunitários, 12 gerentes de unidade, 36 enfermeiros e técnicos de enfermagem atuando em formato de rodízio, só para o operacional da vacinação.

Neste fim de semana, foram vacinadas equipes da Secretaria de Saúde da Atenção Básica e da Especializada, colaboradores do Cerest, das Unidades de Pronto Atendimento – UPA, do laboratório Sabin, e dos Hospitais São Marcos, São Domingos, Hélio Angotti, Beneficência Portuguesa, Mário Palmério, de Clínicas da UFTM e da Criança.

O cronograma completo e detalhado poderá ser encontrado no siteda Prefeitura; uberaba.mg.gov.br. Uberaba recebeu 14.770 doses nas duas remessas destinadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS), suficientes para a imunização de 9.095 pessoas. Dessas, 3.227 pessoas receberam a 1ª dose da vacina e outras 828 pessoas foram vacinadas com a 2ª dose.

Secretário reconhece “aumento preocupante” nos casos de Covid e não descarta endurecimento de medidas

Denuncie os “fura-fila” de forma correta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu procedimento para investigação de denúncias sobre a vacinação de pessoas que não integram o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. As denúncias devem ser feitas, via Ouvidoria da Saúde, pelos telefones: 3331-2745 ou 0800 942 3160. No ato, o denunciante deve se identificar, apresentando nome completo, RG e endereço. A identificação será mantida em sigilo, mas é necessária para validar a denúncia e evitar trotes. Para cada denúncia será aberto um processo de investigação por profissionais da Secretaria para que seja apurado junto ao estabelecimento onde a suposta infração tenha ocorrido. A Secretaria tem reforçado junto às instituições dos grupos prioritários para a vacinação, total rigor no acompanhamento da lista de vacinação apresentada.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Link para a matéria: https://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,208441