JORNAL DE UBERABA: Hospital Hélio Angotti apoia o “Março Lilás” que conscientiza sobre o Câncer de Colo de Útero

Neste mês, diversas entidades, entre elas o Instituto Nacional do Câncer (Inca), fazem um alerta para a necessidade de redobrar a atenção aos sinais indicativos de câncer feminino e às ações de autocuidado, como a prevenção do câncer do colo do útero.

Neste mês, diversas entidades, entre elas o Instituto Nacional do Câncer (Inca), fazem um alerta para a necessidade de redobrar a atenção aos sinais indicativos de câncer feminino e às ações de autocuidado, como a prevenção do câncer do colo do útero. O rastreamento da doença tem sido prejudicado por conta do período de pandemia.

A afirmação do Instituto é validada pelo médico ginecologista e mastologista do Hospital Hélio Angotti, Rafael Garcia. Segundo o especialista, todos os anos, o câncer de colo de útero acomete mais de 17 mil mulheres no Brasil, sendo um dos mais incidentes entre elas. “E quando a gente fala de prevenção, ela é fácil: envolve os exames de rotina, o popular Papanicolau e a disponibilidade, na rede pública, de vacinação contra o HPV para meninas entre 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos”, explica ele. O médico complementa que, dentro da prevenção, há o papel imprescindível ainda do uso de preservativo por parte da população sexualmente ativa, pois evita o contágio com o HPV.

Rafael destaca também a importância do exame de citologia. “O Papanicolau é um exame simples com uma capacidade que poucos exames apresentam, que é de diagnosticar alterações antes que o câncer esteja presente. A maioria dos outros exames já descobre alguma alteração, em outros órgãos, quando já existe o câncer. Ele (Papanicolau) capta pequenas alterações nas células que levam a pensar que, no futuro, aquilo pode evoluir para um câncer e propicia a possibilidade de tratar antes, evitando o peso do diagnóstico e tratamento oncológico”.

O ginecologista concorda que vivemos um momento complicado da pandemia da Covid-19, em que os serviços de saúde estão funcionando de maneira limitada, mas ressalta que não se pode descuidar da prevenção. “É preciso lembrar de procurar seu ginecologista, atualizar este exame que salva vidas”.

Vale destacar que a recomendação para a realização de exames preventivos é feita para mulheres de 25 a 64 anos, com intervalo geralmente uma vez ao ano, podendo ser encurtado para seis em seis meses, ou estendido para até três em três anos, a depender da idade, da condição clínica e dos exames anteriores.

Entre 2017 e 2019, somente no Hospital Hélio Angotti, foram diagnosticados 123 novos casos de câncer de colo de útero.

Link para a matéria: https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/15534/hospital-helio-angotti-apoia-o-lmarco-lilasr-que-conscientiza-sobre-o-cancer-de-colo-de-utero