Hélio Angotti comemora aprovação e credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa

Quando se fala em média e alta complexidade em oncologia, o Hospital Hélio Angotti de Uberaba é referência. Atualmente, a área de atendimento da instituição filantrópica é de 60 municípios das macrorregiões Triângulo Sul e Noroeste, com população aproximada de 1,6 milhões de habitantes. E além de promover assistência em saúde, o Hélio Angotti busca constantemente o aperfeiçoamento e o fortalecimento na disseminação de conhecimento através de seu programa de Residência Médica, dentre outros canais existentes no hospital.

Recentemente, obtivemos mais uma relevante conquista na área da Educação na Saúde. No último dia 26 de março o registro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) foi aprovado e credenciado em Brasília, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Na prática, o CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, que fará avaliações de pesquisas na área da saúde, visando assegurar os direitos e a integridade dos envolvidos no estudo.

Com o credenciamento, o Comitê do Hospital Hélio Angotti contribuirá com a aprovação das pesquisas na região, proporcionando mais celeridade nas avaliações éticas dos projetos. Segundo o gerente hospitalar, Márcio Sudário, “a aprovação do Comitê é um grande avanço para o desenvolvimento da saúde na região. Isso permite que sejamos referência na avaliação dos projetos de pesquisa em oncologia, tendo uma importância local, regional e até nacional”. Sudário complementa dizendo que “sem a formalização, por meio do comitê, o autor do projeto dificilmente conseguirá publicá-lo. Então é muito importante que o pesquisador não deixe de submeter seu trabalho na Plataforma, para que o CEP possa validá-lo e o tempo dedicado ao estudo não seja em vão”.

O coordenador do CEP do Hospital Hélio Angotti, o médico Marco Fábio Prata Lima afirma que o credenciamento do Comitê junto à CONEP, revela um desejo incontestável e natural da instituição em crescer, não apenas na assistência e na extensão. “A iniciativa mostra que a partir de agora o Hospital Hélio Angotti passa a se preocupar com a produção científica e com o desejo de contribuir fortemente para a evolução técnica de seu corpo clínico e de seus pesquisadores, tendo como objetivo fundamental a produção do conhecimento científico em uma das principais áreas que desafiam o conhecimento humano: o forte desejo de combater as neoplasias e salvar vidas”, ressaltou.

Marco acrescentou ainda que “com as pesquisas que, certamente serão publicadas, contribuiremos para a produção de um espaço comunitário saudável, harmonioso em Uberaba e região, que provará, mais uma vez, a vocação humanitária da instituição que preza fundamentalmente pela dignidade da pessoa humana”.

Link para a reportagem do Jornal de Uberaba:

https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/16108/helio-angotti-comemora-aprovacao-e-credenciamento-do-comite-de-etica-em-pesquisa