NOVO ACELERADOR LINEAR DO HÉLIO ANGOTTI ESTÁ ASSEGURADO

NOVO ACELERADOR LINEAR DO HÉLIO ANGOTTI ESTÁ ASSEGURADO

Campanha para arrecadação de recursos supera expectativas e meta é alcançada

No ano em que completa seis décadas de atuação constante no combate ao câncer, o Hospital Hélio Angotti de Uberaba travou uma importante batalha, uma corrida contra o tempo, para não perder um equipamento de última geração, já doado à instituição pelo Ministério da Saúde. E o resultado de uma soma de esforços da sociedade civil e empresários, de Uberaba e toda a região, permitiu o sucesso de mais essa ação em prol do hospital.

Para receber um novo Acelerador Linear, equipamento usado no tratamento do câncer no setor de Radioterapia, o hospital precisava concluir a obra de reforma de uma sala especial. O orçamento inicial era de R$ 821 mil e faltavam R$ 600 mil. Diversas ações foram implementadas para conseguir os recursos, entre elas, uma vakinha virtual, contatos com famílias e empresas, além de realização de eventos com renda revertida à instituição. E deu certo.

Com o recurso assegurado, as obras já foram retomadas e as etapas do trabalho poderão ser acompanhadas pelo site do hospital. Quando concluída a reforma, o equipamento poderá ser instalado e, após isso, a Radioterapia do Hélio Angotti vai dobrar a capacidade de atendimento (de 50 para 100 pacientes/dia) e reduzir o tempo de espera pra início do tratamento (de 20 para 07 dias). A implantação do segundo acelerador irá impactar ainda em outro fator importante, que interfere diretamente no tratamento do paciente, a não-interrupção do serviço. “Hoje, se nosso equipamento tiver algum problema, o paciente fica sem o atendimento. Com dois, não teremos mais essa situação”, afirma o Gestor de Inovações e médico radioterapeuta, Vítor Lara.

A campanha contou com apoio fundamental da Vencer – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Uberaba, que foi responsável pela conta criada para captação do recurso. E também do apoio da Rede de Proteção Social que, principalmente, movimentou as lideranças do setor agro que sempre apoiam, e muito, as ações do Hélio Angotti. “Tivemos um leilão em Nova Ponte que foi fundamental para alcançarmos nossa meta. E outros produtores também nos ajudaram muito, enfim, toda a sociedade abraçou nossa causa e o resultado foi muito positivo”, acrescentou o gestor.

Vale ressaltar que o Hélio Angotti é hoje a referência no tratamento de radioterapia no combate ao câncer referência na região. Existem outros serviços oferecidos, mas com potencial tecnológico inferior e /ou espera maior para início do tratamento. Publicamente, a instituição agradece a cada um dos apoiadores que, de uma maneira ou de outra, contribuíram para que mais esta luta fosse vencida. “Assim continuamos com a nossa missão de salvar vidas, oferecendo a melhor chance aos nossos pacientes, hoje, amanhã e sempre”, finaliza Lara.