ARNALDO SILVA COBRA ACERTO DAS PENDÊNCIAS DO  SUS COM O HÉLIO ANGOTTI

ARNALDO SILVA COBRA ACERTO DAS PENDÊNCIAS DO SUS COM O HÉLIO ANGOTTI

O governo autorizou R$ 600 mil para implantação do bunker do Hospital

Em audiência concedida ao deputado Arnaldo Silva, na quarta-feira (28), os secretários de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti e de Planejamento, Luisa Barreto, ouviram a cobrança da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos – que é presidida pelo deputado – sobre pendências que o SUS está devendo ao Hospital Hélio Angotti, de Uberaba, e que são referentes ao período de 2020 e parte de 2021, em que o hospital atendeu – como referência – as demandas da oncologia da região Noroeste do Estado (microrregiões de Patos de Minas, Unaí e João Pinheiro). A dívida do SUS com o Hélio Angotti já soma R$ 6,9 milhões. Os recursos teriam sido pagos à Prefeitura de Uberaba na gestão anterior e nenhum real foi repassado ao hospital.

ASSEMBLÉIA

Esse assunto já havia sido levantado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no mês de junho, quando o líder do Governo, Gustavo Valadares, apoiou a iniciativa do deputado Heli Grilo, respaldada em um Manifesto de 46 assinaturas, em que foi pedida uma posição oficial do Governo do Estado sobre essa pendência. Farta documentação a respeito foi entregue à Secretária de Estado de Planejamento, Luiza Barreto, contendo, inclusive, o comprovante de todos os atendimentos e procedimentos feitos pelo hospital a favor da região Noroeste . A secretária, que participou da reunião na quarta-feira, submeteu todo processo à análise técnica da Secretaria da Saúde e está estudando, com o titular da Saúde, qual a melhor solução a dar nesse caso.

BUNKER DO ACELERADOR

Na reunião de quarta, o governo do Estado, com a autorização expressa da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, anunciou autorização da liberação dos pedidos feitos pelo Hélio Angotti. Esse repasse deve ser feito nos próximos dias. O Governo assegurou, também, um posicionamento, para as próximas semanas sobre o restante do acerto, que ainda falta resolver. “O Hélio Angotti não é o único filantrópico que vive esse tipo de dificuldade nas relações com o SUS”, afirma o deputado Arnaldo Silva. “Por isso, vamos criar dentro da Frente Parlamentar uma estrutura para ajudar essas instituições a resolver, com a boa vontade do governo, as pendências existentes”. Ele avisou ainda que, já na próxima semana, estará cobrando do Governo um posicionamento para que todo acerto seja feito. “Não tem cabimento o hospital filantrópico atender as demandas do SUS e ficar sem receber”, define o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Filantrópicos. Nessa próxima segunda-feira, o deputado Arnaldo Silva deve estar em Uberaba se reunindo com a diretoria do Hélio Angotti e fazendo um contato com a prefeita Elisa Araújo.