COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA DO HÉLIO ANGOTTI ESTÁ APTA A RECEBER PROJETOS

COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA DO HÉLIO ANGOTTI ESTÁ APTA A RECEBER PROJETOS

Além de ser uma referência no atendimento oncológico nacional, o Hospital Hélio Angotti não para de ampliar sua área de atuação. E agora, após a implantação e aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), a instituição está apta a receber, avaliar e aprovar projetos de pesquisa.

Segundo o gerente hospitalar, Márcio Sudário, a CEP do Hélio Angotti, nasceu da vontade que o hospital sempre teve de contribuir com a sociedade no campo da pesquisa, principalmente por dispor de um vasto campo de informações, notadamente na área da oncologia. “Na prática, a CEP do Hospital Hélio Angotti é um colegiado interdisciplinar e independente, que fará avaliações de pesquisas na área da saúde, visando assegurar os direitos e a integridade dos envolvidos no estudo. Poderemos contribuir com a aprovação das pesquisas na região, proporcionando mais celeridade nas avaliações éticas dos projetos. Isso permite, ainda, que sejamos referência na avaliação dos projetos de pesquisa em oncologia, tendo uma importância local, regional e até nacional”, explica Sudário.

Por iniciativa do Conselho Administrativo da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – ACCBC (mantenedora do Hospital Hélio Angotti) o processo de credenciamento da CEP teve início em junho de 2020, sendo que o registro foi aprovado e credenciado, em Brasília, em março deste ano, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Os processos poderão ser recebidos eletronicamente via Plataforma Brasil, pelo endereço: https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf. É possível fazer o envio também pelo e-mail cep@helioangotti.com.br ou pessoalmente no Hospital Hélio Angotti (R. Governador Valadares, 640 – 4° andar – sala 408), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para mais informações basta ligar no (34)3318-9865.

A atual estrutura do Comitê está adequada à Resolução 466/12 que trata das Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos.

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA DO HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI

Coordenador:

Marco Fábio Prata Lima

Membros:

Carla Cristina de Sordi

Carolina Cavalcante Silva

Cléber Sérgio da Silva

Guilherme Carrara

Isabel Albergaria

Márcia Benedita de Oliveira Silva

Maria Carolina Belo da Cunha

Rafael Scandiuzzi

Roberta de Moraes

Rodrigo Afonso Leitão

Samuel Moretti

Soraya Vecci Mohalem