HÉLIO ANGOTTI REALIZA SEGUNDO MUTIRÃO DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

HÉLIO ANGOTTI REALIZA SEGUNDO MUTIRÃO DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Dr Cleber e paciente do primeiro Mutirão, em 2019

Neste fim de semana, cerca de 20 médicos de diversas cidades do Brasil, irão participar, voluntariamente, do 2° Mutirão de Reconstrução Mamária do projeto “À Flor da Pele”. Por conta da pandemia, diversas ações previstas dentro do cronograma do projeto tiveram que ser suspensas, mas as cirurgias foram adiadas e serão concluídas agora, nos dias 22 e 23 de outubro, no Hospital Hélio Angotti, em Uberaba.

Segundo o coordenador do “À Flor da Pele”, médico mastologista, Cléber Sérgio da Silva, serão, ao todo, cerca de 50 pessoas envolvidas nos dois dias de cirurgias. “Esse nosso mutirão fecha o planejamento que foi feito lá em 2019, quando o primeiro mutirão terminou. Foram selecionadas cerca de 60 pacientes para terem as mamas reconstruídas em 2020, mas a pandemia chegou e tivemos que suspender as ações. Agora, para fecharmos este ciclo, faltam 30 mulheres. Dez estão sendo operadas ao longo deste mês e as 20 restantes, passarão pelo procedimento neste fim de semana”, explica o coordenador.

Cleber Sérgio afirma ainda que o sucesso e a relevância do “À Flor da Pele” só é possível graças ao apoio dos parceiros, entre eles o Rotary, Lions, Maçonaria, ABCZ, Grupo 12 Guerreiras, Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba (Vencer), que foram fundamentais com a doação de próteses e demais insumos usados nas cirurgias e no pós-cirúrgico das pacientes. Além dos parceiros, o projeto conta ainda com o apoio de profissionais de diversas especialidades do Hélio Angotti e estudantes do curso de Medicina da UFTM no acompanhamento às pacientes.

“A reconstrução mamária em pacientes que passaram pela mastectomia (retirada total da mama) é a conclusão do tratamento do câncer de mama, devolvendo autoestima e qualidade de vida às pacientes. E tem um impacto emocional expressivo na vida de cada uma delas”, finaliza o médico. As cirurgias acontecerão de 7h às 19h.