HÉLIO ANGOTTI E SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEM MUTIRÃO DO NOVEMBRO AZUL

HÉLIO ANGOTTI E SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEM MUTIRÃO DO NOVEMBRO AZUL

Dr. Luciano Cartafina, urologista do HHA

O mês vai mudar, mas o alerta de combate ao câncer e necessidade de diagnóstico precoce irão continuar. Isso porque vem aí o Novembro Azul de conscientização e combate ao câncer de próstata, com a volta do já tradicional mutirão para a realização do exame de PSA e do toque retal. A campanha neste ano será realizada numa parceria entre o Hospital Hélio Angotti e a Secretaria de Saúde de Uberaba, com apoio do Laboratório Lamel e Vencer (Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba).

O público alvo da ação são homens a partir dos 50 anos que residam em Uberaba. No caso de homens negros e/ou com histórico familiar da doença, a idade é a partir de 40 anos. O agendamento para participar do mutirão deverá ser feito nas unidades da Rede de Atenção à Saúde do município, a partir dessa quarta-feira, 27. Os atendimentos serão nos quatro sábados de novembro (06, 13, 20 e 27/11) e dois sábados de dezembro (04 e 11/12), das 6h às 10h.

Na data marcada, os homens deverão ir até o Hospital Hélio Angotti, pegar uma senha e realizar a coleta do PSA (antígeno prostático específico) no Cenpre. Na sequência, são feitas as consultas e o exame de toque retal, no Ambulatório de Oncologia, no segundo andar do hospital.

Tanto para o agendamento, quanto para os atendimentos, é preciso ter em mãos documentos pessoais (CPF e RG), cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. Acompanhantes só serão permitidos em caso de pacientes debilitados.

O médico urologista do Hélio Angotti, Luciano Pousa Cartafina, destaca a importância da campanha e da realização dos exames. “Esses homens do público preconizado pelo Ministério da Saúde têm que saber que não precisam morrer por uma doença altamente curável, quando descoberta no início. Câncer de próstata não emite sinais no começo, não pode esperar sentir alguma coisa, precisa ter os exames regulares”, afirma o especialista. Vale destacar ainda que o câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens e 98% dos tumores descobertos ainda dentro da próstata tem cura.

MUTIRÃO DO NOVEMBRO AZUL

Agendamentos: Unidades de Atenção Básica à Saúde de Uberaba

Data do agendamento: a partir de 27/11 até completar as 2 mil vagas

Documentos necessários: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado 

Data dos exames Vagas
06/11/2021 330
13/11/2021 330
20/11/2021 330
27/11/2021 330
04/12/2021 340
11/12/2021 340
Total de Vagas 2000

*Acompanhantes serão permitidos apenas para pacientes debilitados