COMO SÃO FORMULADAS AS ESTATÍSTICAS DE CÂNCER NO BRASIL

Desde 1993, está em funcionamento no Brasil o RHC – Registro Hospitalar de Câncer em hospitais gerais ou especializados em oncologia. O objetivo desse departamento é coletar dados referentes ao diagnóstico, tratamento e evolução dos casos de neoplasia maligna atendidos nessas instituições. Tais dados são usados para aprimorar a assistência prestada aos pacientes com neoplasia maligna, bem como ao planejamento de saúde, à avaliação da qualidade da atividade assistencial e como subsídio para a elaboração de pesquisa clínica e trabalhos científicos.

Toda coleta de dados segue critérios bem definidos pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde para o desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Atualmente, são dois os tipos de registros de câncer existentes:

Registros de Base Populacional – RCBP – referentes a áreas geográficas estabelecidas, para conhecer o impacto da doença na população, por meio da avaliação de incidência e mortalidade.

Registros Hospitalares de Câncer – RHC – implantados em hospitais que atendem pacientes com câncer, com o objetivo de conhecer o perfil da população assistida na instituição, os recursos utilizados e a efetividade dos tratamentos oferecidos.

A coleta no Hospital Hélio Angotti, está sob a coordenação da colaboradora Cristina de Castro, que já atua há mais de 15 anos nessa atividade. Segundo ela, “é imprescindível a colaboração de vários outros setores para que o departamento consiga extrair a informação correta. E é de suma importância um cadastro correto, contendo todas as informações do paciente, bem como as informações clínicas e assistenciais, que tem papel crucial para um minucioso registro do caso”.

Com a inserção dos dados do paciente no sistema do RHC, é gerado um arquivo que é exportado ao INCA, que tem papel de realizar a conferência das informações e classificar a qualidade do nosso prontuário e dos registros informados. Com a análise do INCA, o banco de dados é aprovado e liberado para consulta pública no endereço eletrônico https://irhc.inca.gov.br/RHCNet/.

Anualmente, o Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Hélio Angotti, analisa cerca de 2.000 prontuários, considerando os casos benignos e aqueles que ainda não correspondem aos critérios do INCA para seu efetivo registro. Trata-se de um trabalho minucioso e investigativo, realizado por 02 (duas) colaboradores e sob os olhos do Coordenador Médico, Dr. Rafael Scandiuzzi, cancerologista clínico da instituição.

A seguir apresentamos planilha dos casos novos registrados no Hospital Dr. Hélio Angotti no período de 2015 a 2020, por ano e por sexo: