ABRIL LILÁS: SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE TESTÍCULO

ABRIL LILÁS: SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE TESTÍCULO

O mês de abril traz um alerta aos homens para o cuidado com a própria saúde, com foco na conscientização relacionada ao câncer de testículo. Este tipo de câncer, pela sua incidência, pode ser considerado mais raro, representando cerca de 1,5% de todos os cânceres diagnosticados em homens, mas merece atenção e é altamente curável.

De acordo com o urologista do Hospital Hélio Angotti, Vitor Augusto Alves Cobo, o número de diagnósticos vem aumentado ao longo das décadas graças a uma maior preocupação por parte dos homens e a maior realização de exames de imagem. Com relação a faixa etária com maior incidência da doença, o especialista explica que há duas. “Entre os 20 e 45 anos, são diagnosticados os casos mais comuns, é a maior incidência. Mas temos também os homens acima dos 60 anos e aí, são os chamados linfomas de testículo, mais raros, porém mais agressivos”, disse Cobo.

Uma das dúvidas mais frequentes entre os homens é se este tipo de tumor, ao ser tratado, pode causar infertilidade. O urologista esclarece que não. Mas a infertilidade já existente, pode ser considerada um fator de risco, além de casos de câncer na família, a criptorquidia (quando o homem nasce com testículo fora da bolsa escrotal), Síndrome de Klinefelter (onde há um cromossomo X a mais) e presença de tumor em testículo contralateral. “Basicamente se o homem tiver os dois testículos férteis, retirando um e o outro mantém a função normal. Se tiver comprometimento do outro sim, aí pode resultar na infertilidade”, disse. Ainda com relação ao tratamento, além da retirada do testículo acometido, se houver comprometimento local, pós-cirurgia, poderá ser necessária a complementação com radioterapia ou quimioterapia.

O médico finaliza ressaltando que a conscientização é uma das mais importantes armas na prevenção. “O tumor de testículo se caracteriza pelo aumento do volume testicular, então o homem precisa fazer um auto exame a cada seis meses, ao menos, pois, ao observar algum nódulo ou caroço, pode procurar o médico para avaliação, realização de exames de imagem, laboratoriais, para um diagnóstico precoce”.

Entre os anos de 2016 e 2020, foram diagnosticados 25 novos casos de câncer de testículo no Hospital Hélio Angotti.

Dr. Vitor Cobo, urologista do HHA