HÉLIO ANGOTTI PROMOVE AÇÃO EM APOIO AO HEMOCENTRO REGIONAL

HÉLIO ANGOTTI PROMOVE AÇÃO EM APOIO AO HEMOCENTRO REGIONAL

Temperaturas mais baixas, casos de Covid-19 em alta, muitos registros de gripes e resfriados, o avanço da dengue… São os vários os motivos atuais para explicar a queda no número de doações nos bancos de sangue de todo o País. Em Minas não é diferente e Uberaba também tem estoques bem abaixo do ideal para atender os 27 municípios ligados ao Hemocentro Regional.

Aproveitando o Junho Vermelho – mês de incentivo à doação de sangue, o Hospital Hélio Angotti irá promover, pela segunda vez neste ano, mais uma Captação Hospitalar. Esta ação, realizada em parceria com o Hemocentro, consiste na ida de colaboradores da instituição oncológica para fazer a doação de sangue. Em média, a cada ação, são realizadas cerca de 60 doações.

Segundo a biomédica Teresa Campos, responsável pela Agência Transfusional do Hélio Angotti, vários medicamentos utilizados em pacientes oncológicos podem destruir componentes sanguíneos, provocando anemia. “Por isso nosso paciente precisa de sangue regularmente. O sangue é formado por hemácias, leucócitos e plaquetas. O paciente não-oncológico perde hemácias; o oncológico perde plaquetas. Por isso o consumo de plaquetas em um hospital oncológico é 70% maior que em outro hospital, onde as hemácias normalmente são mais usadas nas transfusões”, explica Teresa.

Na maioria dos casos, o paciente oncológico recebe em maior quantidade transfusão de plaquetas, componente do sangue responsável pela coagulação. A razão disso é porque o bloqueio na produção das células sanguíneas acontece mais intensamente em relação a elas. Outra situação envolve pacientes que passam pela quimioterapia. “Após a ação da quimioterapia, enquanto a medula não recupera a capacidade de produzir suas células, muitas vezes é necessário utilizar a transfusão de sangue (chama-se concentrado de glóbulos vermelhos) para manter uma boa oxigenação nos tecidos, até que o paciente se recupere”, ressaltou.

A Captação Hospitalar do Hélio Angotti será nos próximos dias 07 e 08/06, às 8h30 e às 15h30, com saída da recepção do hospital.

Hélio Angotti utiliza, todos os meses, uma média de 150 bolsas de sangue