Oncologista do corpo clínico do Hélio Angotti alerta sobre riscos para o câncer colorretal

O dia 27 de março é o “Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino” e a cor azul marinho foi escolhida para criar a campanha de prevenção do câncer colorretal: o “Março Marinho”. A mudança no estio de vida pode prevenir também este tipo de câncer, alertam os oncologistas.
A intenção é que a data seja celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer que acomete o intestino grosso (ou cólon) e o reto (a parte final do intestino).

A medicina trabalha para educar, informar e divulgar como pilares da ação. Conforme datos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Dados do INCA apontam que em 2018 a estimativa de 36.360 novos casos em 2018, sendo 17.380 homens e 18.980.

O oncologista Guilherme Carrara, que atua no Hospital Hélio Angotti, alerta que “na região Sudeste, o câncer colorretal é o segundo mais comum também em homens, excluindo-se os casos de pele não-melanoma”.
Carrara lembra também a relação entre os hábitos de vida e a incidência do tipo de câncer. “Alertamos sobre nossa dieta alimentar, uso do tabagismo, abuso do álcool, sedentarismo e obesidade. A gente não tem mais dúvida de que tudo isso está relacionado com o este tipo de câncer e por isso a incidência tem aumentado muito”, adverte o médico.

Abaixo, a entrevista completa de Carrara ao telejornalismo da TV Integração.

Paulo Ferreira
Assessor de Comunicação
paulo.ferreira@helioangotti.com.br
55 34 3318 9918
55 34 9 9204 7205
Hospital Hélio Angotti – Hospital de Câncer de Uberaba/MG
Salve vidas! Acesse 
www.helioangotti.com.br | @hhelioangotti