Perguntas e Respostas Sobre Radioterapia
É a especialidade médica que, de modo geral, faz uso de radiações ionizantes para o controle local do câncer.
A radioterapia se divide em duas modalidades: Teleterapia e Braquiterapia.
O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão do tumor, sua localização, os resultados dos exames e o estado de saúde do paciente.
1. Consulta para avaliação de Radioterapia
É a avaliação do paciente em uma consulta com um médico Radioterapeuta. Nesse dia faz-se a análise da necessidade do tratamento radioterápico. Pode ser solicitado ao paciente que traga exames realizados anteriormente ou que faça mais exames caso persistam dúvidas com relação à indicação do tratamento.
Os familiares e o paciente recebem orientações relacionadas com o seu tratamento, assinam um termo de consentimento e agendam a tomografia e a simulação do tratamento.
2. Aquisição de imagens com tomografia para planejamento de tratamento
A tomografia de planejamento é realizada em dia e horário marcados com o paciente na posição de tratamento.
Nesse dia são definidos os acessórios de imobilização e posicionamento ideais que serão utilizados tanto na tomografia de planejamento quanto no tratamento.
3. Programação do tratamento no Sistema de Planejamento
O Sistema de Planejamento é o cérebro de um serviço de Radioterapia Moderno, permitindo ao físico médico e ao radioterapeuta o estudo de múltiplas alternativas de tratamento.
No sistema de planejamento faz-se o estudo da distribuição da dose de radiação que atinge o volume tumoral, permitindo escolher a alternativa que mais poupe os tecidos sadios adjacentes, diminuindo assim possíveis toxicidades.
4. Simulação, Verificação do posicionamento, dos campos de tratamento e acessórios de imobilização
Na simulação é realizado o deslocamento do paciente e são feitas as tatuagens de localização. São verificados o posicionamento do paciente, os campos de tratamento e acessórios de imobilização. A simulação é feita na presença de um técnico; um radioterapeuta e um físico médico se necessário.
5. Tratamento no Acelerador Linear
O tratamento é realizado com horário marcado no acelerador linear.
Nesta etapa o técnico de radioterapia executa todos os campos de tratamento que foram idealizados no sistema de planejamento.
O paciente passa semanalmente em revisões clínicas de tratamento para que o radioterapeuta possa avalia-lo.
6. Término de tratamento
Após o tratamento radioterápico os pacientes são reencaminhados para um serviço de referência, geralmente este corresponde ao serviço de origem que encaminhou o paciente para radioterapia, capacitado a fazer o adequado seguimento específico para a patologia em questão, com avaliações clínicas e por imagem.
Em situações onde o paciente for acompanhado apenas pelo Hospital Hélio Angotti e cujo tratamento for exclusivamente Radioterapia ele segue assistido em nosso serviço. Este acompanhamento será realizado através de consulta médica trimestral, nos primeiros dois anos e semestral até o quinto ano após o termino do tratamento radioterápico. Quando fica comprovada ausência de evidência de doença, após 5 anos de acompanhamento recebe alta.
De 60% à 70% dos pacientes com câncer são tratados com radioterapia. A justificativa está na eficiência. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas.
- Lavar a pele irradiada com água e sabão. Enxugar com uma toalha macia, sem esfregar;
- Não aplicar na área cremes, loções, talcos, desodorantes, perfumes, medicações ou qualquer outra substância não autorizada pelo médico;
- Só utilizar curativos com a orientação;
- Não utilizar compressas de água quente ou gelo;
- Não ir a saunas, piscinas ou tomar banhos com alta temperatura;
- Proteger a pele da luz solar até um ano depois do fim do tratamento;
- Se a área estiver desnuda, usar protetor solar com fator mínimo de 30;
- Evitar usar roupas apertadas;
- Não usar tecidos sintéticos do tipo nylon, lycra ou tecidos mistos com muita fibra sintética.