Radioterapia
A RADIOTERAPIA é um dos pilares do tratamento oncológico, junto com a cirurgia oncológica e a oncologia clínica.
Fomos a primeira instituição do interior do País a receber um equipamento para tratar o câncer com o uso de radiação. A história desse setor começou com a chegada do Gammatron R., equipamento que usava uma fonte de Cobalto-60 para tratar os pacientes. Era a famosa e temida “bomba de Cobalto”. Mas mesmo antes disso, tubos de Rádio no tratamento de braquiterapia já eram usados por aqui.
Um pouco da nossa história:
1973 – É implantado o Departamento de Radioterapia no Hospital Hélio Angotti
1997 – Chega ao HHA o moderno acelerador linear Varian Clinac 600 C e os tratamentos passam a ser mais precisos, rápidos e seguros.
2007 – O serviço de Radioterapia do Hélio Angotti passa a contar com o sistema de planejamento computadorizado tridimensional.
2007 – No mesmo ano fomos contemplados com uma unidade de tratamento de Braquiterapia de alta taxa de dose, o Varian GammaMed Plus do sistema de planejamento de Braquiterapia Brachyvision.
2018 – É instalado o moderno acelerador liberar Varian Clinac iX e o Sistema de Gerenciamento Varian Aria possibilitando a realização de tratamentos de alta tecnologia como o IMRT Sliding Widow e o VMAT. Com isso, o Hélio Angotti passou a oferecer o que há de mais moderno nos tratamentos.
E para expandir nossa capacidade instalada e melhor atender aos nossos pacientes, vamos instalar outro acelerador linear, ainda neste ano. O equipamento já foi doado à nossa instituição pelo Ministério da Saúde. Um equipamento que, em valores de mercado, custa em média, hoje, US$ 1,7 milhões.
Após a instalação do segundo acelerador, nossa capacidade de atendimento passará de 75 para 150 pacientes/dia. E o tempo de espera para início do tratamento cairá pela metade.
Em 2020 atendemos 680 pacientes, com média de espera superior a um mês.