Atividades do Outubro Rosa no Hélio Angotti

Atividades do Outubro Rosa no Hélio Angotti

 O Hospital Hélio Angotti, referência no tratamento de câncer na região do Triângulo Mineiro, já está no clima do Outubro Rosa. Além do laço cor-de-rosa na fachada do prédio, o médico e presidente do Hospital, Délcio Scandiuzzi, abriu nesta manhã, a série de ações que acontecerão durante todo o mês para conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama, reforçar a importância do diagnóstico precoce e ainda melhorar a autoestima das pacientes em tratamento.

Durante todo o mês, serão realizadas mamografias, via SUS, para mulheres de 50 a 69 anos, que fizeram o exame há mais de um ano. Os atendimentos acontecerão de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Prevenção do Câncer da Mulher (CEMPRE – Mulher), em frente ao prédio do hospital. Para participar é necessário levar cópia do CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de endereço e título de eleitor. O agendamento é presencial e pode ser feito por qualquer pessoa. Se a mulher cumprir os requisitos e tiver agenda disponível, o exame poderá ser realizado no mesmo dia.

Além do exame de mama, todas as quartas-feiras, de hoje até 31 de outubro, acontece no Ambulatório de Quimioterapia, do 3º andar do hospital, a “Tarde da Beleza”, que inclui massagem e maquiagem para mulheres em tratamento e ex-pacientes e ainda dicas de estilização de lenços para compor o look.

“Com essas ações queremos elevar a autoestima das mulheres, trazer mais leveza para o enfrentamento do câncer e ainda ajudá-las a se sentirem bem consigo mesmas”, destaca Sandra Vieira, coordenadora das campanhas de prevenção do Hospital Hélio Angotti.

Segundo ela, durante o Outubro Rosa, o hospital também realizará palestras de conscientização em empresas, mediante solicitação antecipada e conforme a disponibilidade da equipe técnica.

Além da campanha

Os atendimentos e tratamentos oferecidos no hospital continuam para todos os pacientes como sempre foram, inclusive para as mulheres que não se enquadram na faixa etária do Outubro Rosa.

“Durante a campanha é comum algumas pessoas procurarem o hospital se queixando de dor ou com alguma alteração nas mamas, em situações como essas, elas serão encaminhadas para a realização da mamografia ou do ultrassom”, orienta.

Sandra acrescenta ainda que qualquer mulher com casos de câncer na família, sobretudo em parentes próximos, se enquadram automaticamente no grupo de risco e, em função disso, serão direcionadas para avaliação médica, mesmo não apresentando sintomas.