Empossada Comissão de Ética de Enfermagem

Empossada Comissão de Ética de Enfermagem

Uma cerimônia simples, mas valorosa, marcou a posse da Comissão de Ética de Enfermagem –CEE- de Minas Gerais nesta terça-feira, dia 26, realizada no anfiteatro do hospital Hélio Angotti. Compondo a mesa, o presidente do hospital, o mastologista Délcio Scandiuzzi, o gerente de processos de qualidade do hospital, Márcio Sudário representando o diretor executivo, Fernando Nunes, a gerente de enfermagem, Maria Carolina Belo; o coordenador da Comissão de Ética de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais –Corem/MG, Farley Ribeiro e o conselheiro do CEE, Enoch Dias Pereira.

Em seu pronunciamento, o presidente Délcio Scandiuzzi destacou a importância da comissão no contexto organizacional da instituição, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho feito com transparência e excelência, refletindo os bons princípios éticos representativos do setor. Para Farley Ribeiro, este é um processo que acrescenta valor ao trabalho dos profissionais na busca de melhores soluções para as questões éticas que surgem diariamente dentro das instituições. De acordo com Márcio Sudário, além de incentivar as boas práticas, permite um assessoramento técnico com respaldo legal  para as discussões cotidianas oferecendo maior representatividade à categoria.

Foram empossados como membros da CEE, as enfermeiras Tayla Borges Soares, Juliana Alves de Paula, Fabíola Aparecida Morlin, Ana Paula Valverde de Oliveira e as técnicas de enfermagem, Natalia Cardoso da Silva, Miriam Karina Parros e Eva Janaina Porfirio Ferreira. Após a cerimônia de posse, Farley Ribeiro, ministrou palestra sobre “Conhecimento, Ética e Coragem”, atentando para os novos desafios da enfermagem brasileira e as perspectivas éticas frente ao mercado de trabalho.

A solenidade contou com a presença dos conselheiros Ernandes Rodrigues Moraes e Paloma da Silva Rodrigues, da enfermeira da radioterapia e coordenadora da comissão de ética de enfermagem, Tayla Borges; membros da Comissão Eleitoral, a enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva –UTI- e presidente, Luciana de Oliveira, Ellen Borges Bernardes, Sandra Maria Nunes, Nathalia Pinheiro Bonifácio e Bruna Borges Silva,  além de colaboradores, médicos e gerentes da instituição.