Hélio Angotti Promove a 2ª Campanha de Higienização das Mãos

Hélio Angotti Promove a 2ª Campanha de Higienização das Mãos

O dia 5 de maio é comemorado o Dia Internacional da Higienização das Mãos, e neste ano a Organização Mundial de Saúde – OMS, juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, apoiaram o tema “Cuidado Seguro Para Todos está nas Suas Mãos”, a ser divulgado e disseminado em locais prestadores de serviços da saúde. A partir dessa premissa, o Hélio Angotti realizou a sua 2ª Campanha de Higienização das Mãos, divulgando o assunto entre seus colaboradores e a sociedade.

De acordo com a Anvisa, a higiene das mãos é imprescindível para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática de alcance universal da saúde é fundamentada nas melhores evidências e seu impacto é comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. Dessa forma, estabeleceu-se boas práticas para o ato, buscando a eficácia do procedimento, bem como a forma correta de higienização das mãos.

A Campanha de Higienização do hospital, buscou informar sobre através de uma palestra que aconteceu no anfiteatro da instituição. Ainda, como forma de fixar o conhecimento emitido, houve uma simulação da prática de higienização, promovendo a demonstração do passo a passo no atendimento ao paciente e todos os cuidados envolvidos na assepsia durante o processo.

Durante a palestra ministrada pelo enfermeiro e responsável técnico pelo Serviço de Controle Hospitalar – SCH- Gilmar Ferreira, ele explicou que a higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária e muito importante no controle das infecções relacionadas a assistência a saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.

De acordo com Gilmar, “deve-se estimular a consciência desses profissionais para a importância desse hábito, buscando a atenção dos gestores públicos, diretores e administradores dos serviços de saúde para o incentivo e a sensibilização dos profissionais com relação à adoção de práticas cotidianas de higienização das mãos”.