Em 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O Núcleo de Segurança do Paciente – NSP do Hélio Angotti realizará atividades durante a semana, com o objetivo de conscientizar sobre a importância desta prática.
A primeira ação aconteceu hoje na recepção do hospital, levando informações sobre as medidas de segurança divulgadas juntamente com vídeo informativo, panfletagem e palestra sobre o tema.
Estavam presentes o presidente do hospital, o mastologista Délcio Scandiuzzi, o diretor executivo, Fernando Nunes, o gerente do Núcleo de Processos e Qualidade, Márcio Sudário, a enfermeira e responsável pelo NSP, Rafaella Valadão, médicos, colaboradores e pacientes.
O presidente Délcio Scandiuzzi realizou a abertura do evento, reafirmando que “o Hélio Angotti preza pela segurança e prevê que esta ação traga melhorias capazes de oferecer aos pacientes a sua melhor chance”.
Fernando Nunes relatou que as atividades no NSP, demonstraram o crescimento contínuo do hospital. “Mesmo com dificuldades financeiras, conquistamos mais esta ferramenta de qualidade, fundamental para a excelência dos nossos serviços”, finalizou.
No decorrer desta semana, os setores hospitalares serão percorridos a fim alcançar grande parte dos presentes, disseminando a informação e os procedimentos de segurança adotados pelo NSP.
Na próxima quinta-feira, dia 12, haverá a mesa redonda com o tema “Segurança do Paciente: Uma Prioridade Global de Saúde” no anfiteatro. A mesa será composta por membros da comissão do Núcleo de Segurança do Paciente e o enfermeiro nefrologista e auditor da Unimed Uberaba, André Luiz de Faria.
O Núcleo de Segurança do Paciente
O gerente do Núcleo de Processos e Qualidade, Márcio Sudário, contou que em agosto de 2018 o hospital iniciou os processos do NSP, redirecionando a enfermeira Rafaella Valadão para ser a referência no setor. Em dezembro de 2018 o núcleo estava constituído e registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Para Márcio, “O objetivo é que o paciente seja assistido pelos seis protocolos internacionais, oferecendo atendimento de ponta”. São eles: a identificação do paciente, cirurgia segura, higienização das mãos, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e prevenção de lesões por pressão e quedas.
O NSP propõe medidas que priorizam a qualidade e a segurança na prestação da assistência à saúde, visando a excelência dos processos, minimização dos riscos e possíveis danos aos pacientes. Para isto, identifica-se as não conformidades e as oportunidades de melhorias. Através da utilização de ferramentas de qualidade, promove-se a identificação e tomada de medidas corretivas e preventivas.
De acordo com Rafaella, com a adoção do Plano de Segurança, o paciente é assistido da chegada à saída do hospital. A ideia é informá-lo de cada procedimento para que possa ter recursos de percepção em casos de dúvidas relacionadas às técnicas submetidas. “Todos devem ser capazes de identificar divergências e notificar questões sobre os processos do hospital”, afirma.