Jaime Arôxa: “Mude a Sua Cabeça Pelos Pés”

Jaime Arôxa: “Mude a Sua Cabeça Pelos Pés”

O hospital Hélio Angotti recebeu no anfiteatro o professor, dançarino e coreógrafo Jaime Arôxa para apresentação de palestra e dança, com tema “O Poder de Transformação da Dança”, que despertou o público contando sua experiência de vida e sua peculiar visão sobre esta arte.

Jaime Arôxa reside no Rio de Janeiro e é considerado um dos maiores profissionais da dança no Brasil. Além da dança, faz palestras para os mais diversos setores como fisioterapia, educação física, didática e liderança. Em suas palestras desenvolve vários temas utilizando antropologia, filosofia e sua experiência de vida, sempre com muito bom humor e informalidade.

Paralelamente à vida de professor, Jaime Arôxa faz coreografia de peças, filmes, novelas e shows. Realizou mais de 50 trabalhos nas mais diversas mídias das artes cênicas e participou como jurado de programas de televisão como Dancing Brasil e Dança dos Famosos.

Jaime Arôxa contou que a dança traz grandes benefícios à saúde e que linguagem da dança vem da emoção que o corpo traduz em movimentos. “Por isso é preciso deixar de tratá-la com a razão, para assim o sentimento fluir e promover o bem-estar em todos os aspectos do ser humano”, afirma.

O dançarino relatou que quando duas pessoas se unem para dançar, gera uma atitude de amor, solidariedade, compreensão e aceitação, pois é possível compartilhar emoções, melhorar os relacionamentos, trocar experiências e sentir valor no outro. “Desta forma, a arte quebra os paradigmas da sociedade, transformando o indivíduo em alguém forte, saudável e com bons valores”, acredita o dançarino.

Para sentir os benefícios da dança, Jaime afirma que é preciso “mudar a cabeça pelos pés”, deixando os passos ditarem o ritmo do corpo e liberarem o sentimento que, de baixo para cima, preenchem o ser. “De dentro para fora nasce uma alegria de viver e essa alegria traz condições de transformar qualquer dor em benefício para evoluir”, finaliza.

Além da visita ao Hélio Angotti, o dançarino permaneceu na cidade nos dias 21 e 22 realizando workshop de zouk, samba e bolero com sua parceira Kiri Chapman à convite de Henrique Felício, professor, coreógrafo, dançarino e diretor artístico na empresa Studio de Dança de Salão Henrique Felício.